Empresário do jogador esteve ontem na SAD para acertar os pormenores do contrato e só falta oficializar a contratação. Mas conheça o desempenho de Bruma na época finda.
Corpo do artigo
Está encontrado o substituto de Brahimi [que termina contrato e sai a custo zero] no FC Porto. Depois de uma primeira oferta recusada, os dragões, que enfrentavam a concorrência do PSV Eindhoven, chegaram a acordo com o RB Leipzig com vista à transferência de Bruma.
Dragões chegaram a acordo com o RB Leipzig e o extremo regressa a Portugal seis anos depois
O internacional português, de 24 anos, vai, assim, reforçar a equipa orientada por Sérgio Conceição, num negócio que deverá ficar fechado por 15 milhões de euros, o valor que os alemães pretendiam receber para recuperar o investimento feito há dois anos quando o foram buscar ao Galatasaray.
Bruma é um desejo antigo do FC Porto e, no passado, chegaram a existir sondagens que esbarraram numa cláusula antirrivais introduzida pelo Sporting aquando da transferência para o Galatasaray (2013). Agora isso já não existe e a SAD fez um esforço para "oferecer" a Sérgio Conceição um extremo esquerdo rápido, bom driblador e que também finalize. Na época passada, como se pode ver na infografia abaixo, Bruma marcou menos e fez menos assistências do que Brahimi, mas também jogou muito menos tempo. Ainda assim, em média, rematou e cruzou mais do que o argelino.
Catió Baldé, empresário do internacional português, esteve ontem no Porto reunido com elementos da SAD azul e branca para encerrar os últimos detalhes do negócio, designadamente os anos de contrato, que devem ser quatro, assim como o salário [mais baixo do que aquele que tem na Alemanha] e a cláusula de rescisão do extremo.
Bruma fez a sua formação no Sporting - que por isso terá direito a compensação -, tendo depois passado por Galatasaray, Real Sociedad e RB Leipzig
O PSV Eindhoven também ofereceu 15 milhões de euros ao RB Leipzig, mas o FC Porto "reagiu", apresentou uma segunda proposta que os alemães aceitaram e, no final, prevaleceu a vontade do jogador, que assim poderá regressar ao futebol português, seis anos depois de o Sporting o ter vendido ao Galatasaray. Aliás, esse desejo nunca foi escondido pelo empresário. "O Bruma pode jogar em qualquer país, mas há sempre preferências. Principalmente quando é o país onde tens a família e a tua estrutura", referiu há dias à RTP.
Foi o jogador 600 a representar Portugal
Bruma nasceu na Guiné-Bissau, mas veio para Portugal com apenas 12 anos por intermédio daquele que ainda é o seu empresário, Catió Baldé, depois de o ter visto jogar futebol nas ruas de Bissau.
Na altura só falava crioulo e não tinha amigos, mas rapidamente os fez. Foi para os sub-14 do Sporting em 2007 e só de lá saiu seis anos depois, vendido ao Galatasaray por 10 milhões de euros, apesar de só ter feito 13 jogos pela equipa principal. Dois anos depois, foi emprestado aos espanhóis da Real Sociedad, regressando a seguir à Turquia para realizar a sua melhor temporada: 37 jogos e 11 golos.
11038839
As exibições valeram-lhe a chamada à Seleção Nacional. A 10 de novembro de 2017, Bruma estreou-se, com Fernando Santos, num particular com Arábia Saudita, disputado em Viseu, tornando-se no 600º internacional português. Depois disso, vestiria mais seis vezes a camisola das "quinas", tendo apontado um golo à Escócia.