
Sá Pinto disse adeus ao Braga com uma vitória em Paços de Ferreira
Fábio Poço/Global Imagens
Poucas horas depois da qualificação para a final-four da Taça da Liga, Sá Pinto foi chamado à SAD para lhe ser comunicado o despedimento. Decisão de António Salvador já estava tomada há alguns dias.
A ligação de Sá Pinto ao Braga durou pouco mais de cinco meses. Contratado no início da época para substituir Abel Ferreira, o treinador realizou apenas 30 jogos à frente da equipa arsenalista.
Segunda-feira de manhã, poucas horas depois do triunfo (4-1) sobre o Paços de Ferreira, Sá Pinto foi chamado à SAD para lhe ser comunicado o despedimento.
Na origem da decisão de António Salvador estiveram os resultados desportivos, mas também a falta de visão estratégica relativamente à formação do clube. Estas duas justificações escondem, no entanto, uma outra: o mau relacionamento do treinador com a estrutura do clube. Os sinais de degradação eram visíveis e começaram a ser públicos após o empate (2-2) caseiro frente ao Famalicão (3 de novembro), altura em que António Salvador veio exigir mais da equipa e do próprio treinador.
No entanto, foram as derrotas com Aves e Paços de Ferreira, para o campeonato, que precipitaram a decisão, conhecida apenas ontem. Salvador decidiu avançar para a troca de treinador no início da última semana, mas optou por adiar essa decisão devido à agenda desportiva da equipa, que contemplava os jogos decisivos da Taça de Portugal, com o Benfica, e da Taça da Liga, frente ao Paços de Ferreira.
11648354
Para além da questão desportiva, e até da degradação do relacionamento com a estrutura do clube, António Salvador entendeu ainda que Sá Pinto nunca foi capaz de manter uma relação consistente com os responsáveis pela formação do clube, que, como se sabe, é uma das grandes apostas do atual presidente, sobretudo depois da construção da Cidade Desportiva.
No comunicado oficial, o Braga anunciou a rescisão do contrato do treinador, assim como dos seus adjuntos Rui Mota e Guilherme Gomes. Carlos Campos, o outro adjunto que também tinha chegado ao clube no início desta época, já tinha saído devido a divergências com Sá Pinto.
