A já clássica eleição de final de ano de O JOGO reflete a excelente campanha do FC Porto B, premiado com quatro jogadores no melhor onze e a distinção de André Silva como estrela principal da II Liga
Corpo do artigo
Os treinadores da II Liga voltaram a aceitar o desafio de O JOGO e escolheram os jogadores que mais se destacaram até agora neste campeonato liderado pelo FC Porto B. Ora, os dragões foram mesmos os mais laureados nesta eleição já tradicional de final de ano.
No onze ideal, o FC Porto B é a equipa com mais jogadores: o central Maurício, o médio Francisco Ramos, o ponta de lança André Silva e o extremo Gleison.
[destaque:4959996]
O destaque principal vai, é claro, para André Silva. Ao rótulo de melhor marcador do campeonato (11 golos), que reparte com Platiny (Feirense), o jovem avançado junta agora os títulos de Melhor Jogador e Jovem Promessa. Venceu ambas as categorias, com muito avanço para os restantes e foi escolhido para o melhor onze por 18 dos 24 treinadores do segundo escalão nacional.
Das restantes equipas B, apenas o Sporting também tem representação no onze ideal, com o médio Geraldes. Ao contrário dos anos anteriores, nos quais chegou a ser dominador, o Benfica B não tem qualquer jogador presença no onze ideal.
[destaque:4959991]
Além do FC Porto B, só o Feirense, segundo classificado do campeonato 2015/16, tem mais do que um jogador no onze. Serginho e Platiny são os destaques da equipa da Feira. O avançado brasileiro ganhou um lugar no ataque ao lado de André Silva e Gleison com boa margem para o portista Ismael Díaz. O guarda-redes do Feirense Makaridze, que esta época se destacou a defender penáltis e a ... marcá-los, também espreitou o onze, perdendo por dois votos para Vítor São Bento, guardião do Farense. Este foi um dos muitos resultados equilibrados da votação, o que espelha bem as imagens de marca da II Liga: equilíbrio e competitividade. Hélder Cristóvão, treinador do Benfica B, manteve-se fiel ao princípio que usou na eleição da equipa do ano de 2014, não votando em qualquer jogador das formações B. De resto, outros pormenores são escalpelizados neste trabalho que já se tornou uma referência para quem acompanha a competição.
[destaque:4960001]