FC Porto conhece, esta manhã, o adversário dos quartos de final da Champions. Entre as hipóteses há quatro campeões europeus e só três (PSG, Juventus e Mónaco) estão abaixo no ranking
Corpo do artigo
Há cinco campeões europeus nos oito apurados para os oitavos de final da Liga dos Campeões e o FC Porto é um deles. O currículo dos dragões é rico, mas a equipa de Lopetegui é a mais jovem e também a menos experiente entre as que vão estar no sorteio que começa às 11 horas, na sede da UEFA, em Nyon, Suíça. O FC Porto foi das primeiras equipas apuradas e ficou à espera de saber o nome das restantes com bilhete para os quartos de final: Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Atlético de Madrid, PSG, Juventus e Mónaco, seguindo a ordem do ranking da UEFA. O lote é limitado geograficamente, mas impressionante ao nível de troféus: 71 a nível internacional entre todos, sendo que a formação de Leonardo Jardim é a única sem qualquer conquista fora do seu país.
A média de idades dos portistas - sem contabilizar os jogadores inscritos na lista B - é de 25,1 anos e só o Real Madrid tem uma equipa que se aproxima destes valores, conforme se pode ver na infografia. Porém, mesmo com os merengues "apenas" meio ano mais velhos em média, a diferença ao nível da rodagem na Liga dos Campeões é enorme entre os dois clubes. Aliás, até o Mónaco, por muitos considerado o "outsider" deste lote de oito equipas, tem um plantel com mais experiência do que o de Lopetegui.
Com 51 presenças na Champions, Helton é o mais rodado dos azuis e brancos, seguido por Quaresma (45), mas o brasileiro ainda nem sequer foi utilizado nesta edição da prova. Fabiano, Andrés Fernández, Martins Indi, Brahimi, Evandro e Rúben Neves, por exemplo, estrearam-se esta época.
O Bayern de Munique tem a segunda equipa mais velha - só é batido neste dado pelos italianos da Juventus com quase 30 anos de média - mas a mais experiente, com praticamente 50 jogos na Liga dos Campeões em média entre os seus jogadores.