Gonçalo Esteves, Geny Catamo, Rodrigo Ribeiro e Marsà já jogaram pela equipa A e são esperados no plantel da próxima temporada, mas há muitos outros que terão a chance de se mostrar.
Corpo do artigo
Rúben Amorim vai arrancar para a sua quarta temporada desportiva ao serviço do Sporting, mantendo a nota dominante de abrir a porta da equipa principal aos jogadores da formação leonina.
Tal como tem acontecido em todo o projeto verde e branco, e em sintonia com Hugo Viana e Frederico Varandas, a maioria dos juniores e sub-23 leoninos já foram chamados aos treinos da equipa A e a tendência vai manter-se.
A observação prosseguirá na pré-época, ainda que Amorim já tenha vários nomes em carteira para compor o plantel. Para a baliza, Diego Callai gera consenso e o próprio treinador assinalou que será "o futuro guarda-redes da equipa do Sporting", ficando, para já, a rodar na equipa B. Gonçalo Esteves jogou por juniores, equipa B, mas foi importante na equipa principal e estará apto quando Esgaio e Porro falharem compromissos. O defesa foi o ano passado recrutado ao FC Porto.
Um caso semelhante ocorreu com Marco Cruz, médio polivalente, que também é considerado um talento, e mais recentemente com Diogo Abreu, que terá ficado blindado com uma cláusula de 60 milhões de euros: Rúben Amorim, ao que o O JOGO apurou, terá contactado a família do centrocampista, um pouco como fizera no caso de Gonçalo Esteves. Os dois inserem-se na política de prospeção verde e branca e podem jogar na posição 8, que foi identificada como estando com alguma falta de criatividade.
Também já com estreia na equipa A no último jogo do campeonato, Marsà é o terceiro central canhoto do grupo e, recrutado ao Barcelona no verão passado, foi ganhando rotinas e tornou-se indiscutível, fazendo 19 jogos na Liga 3. Rafael Fernandes é o outro central a quem Amorim presta atenção, mas terá menos espaço à partida.
Dário Essugo cresceu fisicamente, foi determinante na equipa da Youth League e é candidato a ser o terceiro médio defensivo do plantel. A posição de extremo terá um lugar disponível: Amorim revelou que Geny Catamo "tem características interessantes" e convence até como ala direito em caso de necessidade de arriscar. Fatawu veio do Gana, tem um pé esquerdo potente e encanta, sendo opção para a próxima temporada.
Amorim aproveitou a primeira geração, composta por Adán, Neto, Coates, entre outros, lançou a segunda, com Matheus Nunes, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e companhia, e ataca a terceira...
Contratos mostram aposta imutável
O JOGO fez as contas e desde que Amorim chegou ao clube 16 jogadores da formação, ou seja que não integrem diariamente os treinos da equipa principal, renovaram contrato com os leões. Essugo, Esteves, Nazinho, Geny Catamo e Rodrigo Ribeiro já se estrearam pelos A, mas foram militando também noutros escalões. Segurar os mais novos tem sido uma prioridade concertada entre treinador e Direção.
Ataque: Rodrigo Ribeiro é aposta certa, Chermiti ainda aguarda
Na frente de ataque para 2022/23 estará Rodrigo Ribeiro, avançado convocado para o Europeu de sub-17. O jovem de Viana do Castelo encanta Amorim e já foi opção no campeonato e na Liga dos Campeões estando a afinar-se fisicamente para ser um dianteiro mais forte na área e na capacidade de ombrear com os defesas, daí ter sido colocado a competir pela equipa B, onde marcou quatro golos. Chermiti, mais possante, mais jogador de área, é outro atleta que vai rodar pelos escalões da formação verde e branca e deverá ser uma alternativa. No entanto, deverá ter de esperar pelo fim do mercado, pois a intenção do Sporting é encontrar um avançado que possa ser uma clara solução, ora para jogar ao lado de Paulinho, ora para substituir o ex-Braga. Primeiro, tem de se resolver a situação de Slimani.
Grupo de elite
Diego Callai
Guarda-redes
17 anos
Brasileiro/Italiano
26 jogos em 2021/22
Callai foi indiscutível na Youth League e o próprio treinador já lhe antecipa um futuro como dono da baliza do Sporting. Estampa física impressiona.
Gonçalo Esteves
Defesa-direito
18 anos
Português
26 jogos em 2021/22
Jogou na Taça da Liga, na Taça de Portugal, na Liga e na Champions. Capacidade ofensiva de Gonçalo Esteves faz dele um grande projeto na ala direita.
Rafael Fernandes
Defesa-central
19 anos
Português
30 jogos em 2021/22
Foi preponderante nos sub-23, depois assumiu-se na equipa B. Em clara ascensão, o central é observado de perto. Fez dupla forte com Marsà.
Marsà
Defesa-central
20 anos
Espanhol
20 jogos em 2021/22
Jogou 11 minutos no adeus à Liga, um prémio para quem trabalhou com humildade na reta final da época. Titular nos bês, sai a jogar como Amorim gosta.
Dário Essugo
Médio-defensivo
17 anos
Português/Angolano
25 jogos em 2021/22
Só fez um jogo na Liga Bwin e outro na Liga dos Campeões, ainda assim tem-se desenvolvido tática e fisicamente e é alternativa para a posição 6.
Marco Cruz
Médio-centro
18 anos
Português
24 jogos em 2021/22
Resgatado ao FC Porto numa troca que envolveu a saída de Rodrigo Fernandes, Marco Cruz tem um pé canhoto forte e joga no meio e na ala.
Diogo Abreu
Médio-centro
19 anos
Português
20 jogos em 2021/22
Era preponderante no FC Porto, mas acabou "encostado" por mudar-se para o Sporting. Combativo, mostra-se maduro como box to box.
Miguel Menino
Médio-ofensivo
19 anos
Português
32 jogos em 2021/22
Realizou sete jogos na Youth League, mas andou sempre a rodar acima, ora nos sub-23, ora nos bês. Tem evoluído nas diagonais da esquerda para dentro.
Fatawu
Extremo direito
18 anos
Ganês
13 jogos em 2021/22
Fatawu é um talento ganês e remata de longe e dribla sem pudores. Em 2022/23 já pode ser inscrito pelos leões. Esteve na última Taça das Nações Africanas.
Geny Catamo
Extremo esquerdo/direito
21 anos
Moçambicano
30 jogos em 2021/22
Geny Catamo foi cedido ao V. Guimarães, mas vai ter chance no plantel de Amorim. Polivalente, é forte no drible e nos cruzamentos. Melhorou a defender.
Chermiti
Avançado
17 anos
Português/Tunisino
41 jogos em 2021/22
Dos mais regulares em 2021/22. Chermiti fez 41 jogos na época, marcando 15 vezes. Forte na área, é opção caso falhe a chegada de outro avançado.
Rodrigo Ribeiro
Avançado
17 anos
Português
35 jogos em 2021/22
Está de pedra e cal na próxima época da equipa A. Jogou por juvenis, juniores, sub-23, bês e equipa A em 2021/22. Técnica e mobilidade apuradas.