Os destaques do FC Porto frente ao Portimonense: Gonçalo Borges brilhou e é um caso sério
Dragões fecharam o estágio com um triunfo sobre o Portimonense. Galeno fez o único golo, mas foi o outro extremo a brilhar: Gonçalo Borges é um caso sério.
Corpo do artigo
O FC Porto continua o seu percurso imaculado nesta pré-temporada com mais uma vitória e ainda sem sofrer golos. Desta feita, e a terminar o estágio algarvio, um triunfo pela margem mínima sobre o Portimonense, com um golo de Galeno, numa recarga a um remate de classe de Otávio que foi devolvido pela trave.
Mas foi um dos miúdos à disposição de Conceição que mais brilhou: Gonçalo Borges. Deu profundidade nas alas, fez bons cruzamentos - incluindo o que resultou no golo - e partiu sempre sem receio para cima dos adversários nos 45 minutos em que esteve em campo. Uma exibição a confirmar as boas indicações que tem dado e que lhe podem valer um lugar no plantel.
Com Pinto da Costa, Vítor Baía e Luís Gonçalves atentos, o jogo foi à porta fechada, mas os algarvios disponibilizaram durante algum tempo o vídeo completo da partida e aí foi possível ver que o treinador portista continua a ensaiar vários desenhos, mas sempre com o foco na intensidade e na pressão. Otávio voltou a começar atrás do avançado, na posição 10, sendo que a defesa apresentada de início estará muito perto da que irá jogar a Supertaça. A dúvida está apenas em quem acompanha Pepe no eixo. Ontem foi Marcano, mas Fábio Cardoso ainda tem uma palavra a dizer nesta luta em que o reforço David Carmo não entra por estar suspenso por dois jogos.
Na segunda parte, Conceição arrancou com um onze distinto e nesta fase foi Uribe quem se destacou nas recuperações , até porque o Portimonense teve mais bola nesta fase, ainda que não tenha feito qualquer remate à baliza em todo o jogo. O FC Porto, aliás, esteve perto de ampliar por Fernando Andrade e Fábio Cardoso, terminando de novo por cima, fruto das inúmeras substituições. Destaque ainda para os primeiros minutos de Grujic nesta pré-época. O sérvio apresentou-se com um pequeno problema num ombro que estará ultrapassado.
Nesta fase, os resultados são o que menos importa - dirá qualquer treinador -, mas Conceição terá regressado ao Porto com boas sensações para o arranque oficial da época, marcado para daqui a duas semanas. Sendo certo que o plantel ainda está longe de estar fechado. O mais certo é, aliás, que em breve alguns jogadores sejam riscados porque há gente a mais. Hoje há treino e amanhã há novo ensaio, agora com o V. Guimarães, no Olival, à porta fechada.
Do lado do Portimonense, em relação aos anteriores jogos, Paulo Sérgio modificou a estratégia e privilegiou mais o 4x3x3, em que Ricardo Matos surgiu como ponta de lança, apoiado por Welinton e Anderson. No meio-campo, Jocú e Bruno Reis dividiram o duplo pivô, com o segundo a ter mais liberdade, enquanto Luquinha apareceu nas costas do avançado. A defesa também teve alterações: Lazaar "estreou-se" a titular nestes testes de pré-época e, no eixo central, Willyan surgiu a fazer dupla com Relvas, em detrimento de Pedrão. Curiosamente, nenhum reforço evoluiu neste onze. Ao intervalo entrou "nova equipa", então já com várias novidades, casos de Zié, Seck, Vinicius, Rui Gomes e Yago, e, mais tarde, foi a vez de Gonçalo Costa e Pastor também mostrarem atributos.
A FIGURA
Gonçalo Borges: Desequilibrador à solta no Algarve
O "miúdo" está um descarado. O extremo aproveitou o último jogo do estágio em terras algarvias para reclamar uma vaga no plantel. Bons cruzamentos, várias arrancadas em velocidade e técnica tanto à direita como à esquerda. Está no lance do golo ao servir Otávio com um bom passe atrasado. Falta mais empenho defensivo, mas isso Conceição pode garantir-lhe.
FC PORTO UM A UM
Diogo Costa
Alinhou nos primeiros 30 minutos e foi assistir ao resto sem ter sujado as luvas. Nem uma defesa para a amostra. Bem a jogar com os pés.
João Mário
Apenas uma abordagem menos eficaz a defender. Bastante ativo no corredor, ofereceu um golo a Galeno (que desperdiçou) após túnel a adversário.
Pepe
Começou com um remate à meia volta e ainda viu um rival pediu penálti num corte mais viril. Sem erros.
Marcano
Começou mal, com uma má receção que terminou numa falta dura à entrada da área. Melhorou e, sempre bem posicionado, efetuou bons cortes.
Zaidu
Uma ou outra arrancada pelo corredor e pouco mais.
Eustáquio
Confortável na circulação de bola, teve ainda um cabeceamento que saiu torto.
Bruno Costa
Assumiu as bolas paradas e a luta física no meio-campo.
Otávio
De novo usado nas costas do avançado, mostrou toda a sua classe num remate subtil aos ferros.
Galeno
Fez o único golo da partida numa recarga e ainda falhou outro quase com a baliza aberta.
Toni Martínez
Assumiu a primeira linha de pressão, mas só dispôs de uma ocasião em que cabeceou por cima. Iniciou a jogada do golo com excelente receção e rotação.
Marchesín
Pouco trabalho, mas seguro a sair aos cruzamentos e com os pés.
Rodrigo Conceição
Formou dupla na ala direita com o irmão, Francisco. Recuperou muitas bolas e envolveu-se no ataque.
Fábio Cardoso
Exibição de bom nível. Muito interventivo e rápido nas antecipações.
David Carmo
Sóbrio e eficiente, tentou jogar simples. Com um grande corte, evitou um lance de muito perigo.
Wendell
Seguro a defender, ajudou o ataque e foi o dono das bolas paradas.
Uribe
Que grande exibição realizou o internacional colombiano. Defendeu, atacou, recuperou e construiu.
Grujic
Apareceu pela primeira vez em jogo nesta pré-época e esteve em bom nível. Bem a recuperar bolas e na construção de jogo. Boa dupla com Uribe.
Francisco Conceição
Apareceu na ala direita e tentou dinamizar o ataque. Esteve melhor nos movimentos interiores do que a fugir pela linha.
Pepê
Andou completamente desaparecido durante grande parte do tempo, sobretudo quando esteve na ala esquerda, mas quando surgiu no meio foi muito mais perigoso e irrequieto.
Taremi
Nas costas ou no apoio a Evanilson, teve poucos apontamentos e nenhuma oportunidade para marcar.
Evanilson
Teve pouca bola para criar perigo e, face à falta de espaço, apostou nos movimentos nas costas da defesa algarvia.
Cláudio Ramos
Rendeu Marchesín e esteve muito bem a sair dos postes para intercetar um cruzamento.
Fernando Andrade
Surgiu como lateral-direito, mas foi mais um extremo. Dispôs até de uma grande oportunidade, mas o guarda-redes defendeu.
João Marcelo
Rápido e com bom tempo de corte. Alguns lances relevantes e bons apontamentos.
Vasco Sousa
Ajudou a manter a consistência no meio-campo. Dinâmico.
Bernardo Folha
Pouco tempo, mas ativo e disponível para a transição do meio-campo para o ataque.
Danny Loader
Na esquerda ou no meio, dinamizou o ataque.
SÉRGIO CONCEIÇÃO EM AÇÃO
"Atenção à segunda bola"
"Não deixa o jogo cair, vamos!"
"Dois toques, são dois toques c..."
"Cobertura mais rápido, cobertura"
"Toca e continua, não pára"
"Reage, vai ganhar a dividida"
"Boa execução, carago"
"Mais à baliza, Francisco"