Os critérios de convite às equipas B no renovado Campeonato de Portugal

Campeonato de Portugal vai sofrer alterações
Federação Portuguesa de Futebol emitiu documento sobre o formato do "novo" Campeonato de Portugal.
Face à reestruturação do futebol não profissional já anunciada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), foi publicado um documento em que são revelados os critérios de convite às quatro equipas B que vão integrar o Campeonato de Portugal em 2020/21.
Mas vamos por partes. Vale a pena lembrar que o Campeonato de Portugal da próxima temporada será disputado por 96 clubes: os 70 clubes que participaram na prova em 2019/2020, com exceção dos que
subiram à II Liga (Vizela e Arouca), os dois clubes que desceram da II Liga (Cova da Piedade e Casa Pia), os 18 clubes indicados pelas associações distritais, um clube indicado pela Associação de Futebol da Madeira e um
clube representante da Região Autónoma dos Açores, indicado pelas respetivas associações regionais, e quatro equipas B, de entre os clubes que participaram na Liga Revelação nas duas épocas de existência da competição.
Ora, é aqui que entram os critérios de participação dessas equipas B: "O convite para as equipas B tem como critério o ranking das classificações da primeira fase da Liga Revelação nas duas épocas de existência, aplicando o coeficiente do número de jogos", pode ler-se no documento da FPF.
"Adicionalmente os seguintes pressupostos foram tidos em consideração: participação ou manifestação interesse em participar na Liga Revelação nas últimas duas épocas; o clube tem de manter equipa na Liga Revelação nas próximas três épocas; jogadores do clube não tenham sido auxiliados pelo Fundo de Garantia Salarial nas últimas duas épocas; clube tem que no ato de inscrição, indicar campo adicional ao utilizado na I Liga de futebol profissional", acrescenta a documentação. O Sporting, recorde-se, deverá ser uma das equipas B a disputar o Campeonato de Portugal.
De recordar ainda que, em 2021/2022, será disputada a prova designada como III Liga, com 24 clubes e o Campeonato de Portugal será novamente reduzido, para 60 clubes.
