Os bastidores da transferência de Pietuszewksi para o FC Porto: "Atlético e Bétis lutaram até ao fim"

Oskar Pietuszewski
FC Porto
Mariusz Piekarski, empresário do mais recente reforço do FC Porto, explicou os bastidores da transferência
Oskar Pietuszewski, extremo de 17 anos, foi esta quarta-feira confirmado como reforço do FC Porto, que ganhou a corrida a dois clubes espanhóis, conforme conta o empresário do jogador Mariusz Piekarski.
"Começámos as conversas com o FC Porto em setembro. Identificámos Portugal como o lugar ideal para o Oskar desenvolver-se. Sabíamos que havia imenso interesse nele, desde sondagens a observações, mas não queríamos dar um salto demasiado grande, então excluímos vários destinos, como Inglaterra, Alemanha e Itália", contextualizou o Piekarski, em declarações ao portal polaco "Meczyki".
"Nos meses seguintes, foi trabalho do FC Porto. Observaram de perto o jogador, recolheram informação, começando com nomes óbvios como Bednarek e Kiwior, conduzindo depois entrevistas aprofundadas para averiguarem o histórico do Oskar e o potencial. Tudo funcionou. O FC Porto estava determinado a contratar o Oskar e as negociações com o Jagiellonia começaram, acelerando de forma significativa em dezembro", acrescentou o empresário de Pietuszewski.
O FC Porto, no entanto, não estava sozinho.
"Atlético de Madrid e Bétis lutaram até ao fim pelo Oskar, chegámos a negociar contratos com eles, de forma bastante concreta. Se as negociações com o FC Porto caíssem, era suposto que o Atlético apresentasse uma proposta oficial ao Jagiellonia na segunda-feira. E ambos os clubes espanhóis estavam dispostos a deixar o Oskar na Polónia até ao fim da temporada, mas o diretor-desportivo do Jagiellonia percebeu onde era a melhor opção para o desenvolvimento do jogador, que até poderia ir ganhar mais em Espanha, mas levou em conta a opinião dele. Classe total", revelou Mariusz, que contou ainda que, no domingo, avisou Oskar que era provável que acordasse no dia seguinte com um bilhete de avião para o Porto.
"Fixarmo-nos num recorde de transferência [o máximo da liga polaca são 11 milhões de euros] é completamente absurdo. Sim, podíamos ter batido o pé, negociado e permitido que entrassem em jogo clubes da Premier League. Mas para quê? Trata-se de ser inteligente relativamente ao desenvolvimento do jogador. É o negócio ideal para todas as partes", completou o empresário.

