O jogo com o Braga foi apenas mais um exemplo para certificar o pico de forma do espanhol, que foi o portista com mais ações e também o que apresentou maior taxa de sucesso (78 por cento).
Corpo do artigo
As estatísticas são cristalinas: novembro foi um bom mês para Óliver, mas fevereiro foi ainda melhor. O médio atravessa o melhor momento da temporada e a prová-lo estão novos máximos no número de ações, de drible, de interceções e de recuperações, bem como na eficácia de passe, de dribles ou de duelos.
Até o tão procurado golo apareceu (Tondela) no segundo mês de 2019. E ao contrário do que aconteceu no passado, surgiu no período em que o espanhol teve a média de remates (0,6) mais baixa da época (ver infografia em baixo).
O jogo com o Braga foi apenas mais um exemplo para certificar o pico de forma de Óliver, um dos principais responsáveis pelo regresso do FC Porto às vitórias (são agora três consecutivas) e às boas exibições. O jogador de 24 anos não só foi o portista com mais intervenções ao longo dos 90 minutos frente aos arsenalistas (112) como também foi o que apresentou maior taxa de sucesso (78 por cento). Não espanta por isso a reação eufórica de Sérgio Conceição e dos restantes elementos do banco quando o internacional jovem espanhol "inventou do nada" o terceiro golo, da autoria de Brahimi, que deixa os dragões bem posicionados para avançarem para a final da Taça de Portugal.
Longe vão os tempos em que Óliver era frequentemente preterido por Sérgio Conceição. Entre agosto e setembro, por exemplo, fez um total de... quatro jogos. A viagem até Vila Real (Taça de Portugal) em outubro, contudo, foi um ponto de viragem para o 10 portista. Empurrado pelas duas assistências, conquistou um lugar entre as escolhas iniciais do treinador, aumentou a confiança e viu o estatuto subir em flecha para o que é hoje. Só mesmo um problema físico parece ser capaz de nesta fase o remover das contas de Conceição, que ainda segunda-feira lhe teceu rasgados elogios. Se não abrandar, o melhor até poderá estar para vir...
Exibições chamam atenção em Espanha
A boa fase de Óliver atravessou a fronteira e chegou a Espanha. O jornal "As" não ignorou o desempenho frente ao Braga e recorreu à capa de O JOGO para atestar a qualidade do médio. "Está a atravessar um dos melhores momentos da carreira. O jogador do FC Porto tem sido indiscutível e está a realizar grandes exibições. A última esta terça-feira, quando fez uma grande assistência para Brahimi, frente ao Braga, na Taça de Portugal", escreveu o periódico sediado em Madrid.