Marcelo Rebelo de Sousa lembra Aurélio Pereira no velório do mítico “senhor formação”
Corpo do artigo
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença no velório de Aurélio Pereira, aberto pelas 17h00 desta quarta-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa lembrou uma figura histórica do futebol português, que faleceu esta terça-feira, aos 77 anos. “Foi um pai desportivo, não para um, para dezenas e dezenas e dezenas de jogadores”, disse Marcelo, considerando que Aurélio “mudou a vida” desses jogadores, sendo esta “completamente diversa se ele não tem aparecido”.
O mais alto magistrado da Nação portuguesa considerou o antigo diretor do departamento de Recrutamento e Formação do Sporting como “um homem excecional”. “Olheiros há muitos. Ele era mais do que um olheiro, era um educador, era um formador, era uma pessoa que pegava em miúdos de 12, 13, 14, 15, 16, 17 anos, quando eles ainda estão indefinidos, percebia-os, atuava quase como um segundo ou terceiro paizinho deles, intuía-os, tinha uma intuição, uma capacidade de entendimento, e fazia da vida deles uma vida completamente diferente”, lembrou o presidente da República.
Rebelo de Sousa recorda um homem com “uma paixão, que não era apenas pelo futebol, era por formar aquelas crianças e jovens, e criava uma vida completamente diferente para eles”.
Questionado sobre o legado que o “senhor formação” deixa, o Presidente da República destaca o trabalho feito por Aurélio Pereira “no clube [Sporting], no futebol português e no estrangeiro”, lembrando “um homem simples, humilde, que vivia cada dia dedicado àquela paixão e que criou a felicidade para muita gente na sua juventude, na sua afirmação como pessoas”. Não tendo dúvidas de que Aurélio Pereira “prestigiou Portugal”.