Dragões iniciaram negociações para a cessação de contrato do treinador
Corpo do artigo
O FC Porto anunciou, na madrugada desta segunda-feira, ter iniciado negociações com o treinador Vítor Bruno para a cessação do contrato que o liga aos dragões, "com efeitos imediatos". Alguns adeptos que ainda marcavam presença no Estádio do Dragão festejaram a notícia.
Recorde-se que o FC Porto somou no domingo, frente ao Gil Vicente, por 3-1, a terceira derrota consecutiva. A contestação dos adeptos foi muita, tanto em Barcelos como já no Estádio do Dragão, com os adeptos a pedirem a saída do treinador.
O comunicado do FC Porto:
"A FC Porto - Futebol, SAD informa que iniciou negociações com o treinador Vítor Bruno para a cessação, com efeitos imediatos, do contrato de trabalho desportivo que vigorava desde o início da presente época."
O anúncio aconteceu numa altura em que o técnico conimbricense, de 42 anos, estaria reunido de emergência com todo o plantel, o presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e outros elementos da SAD, no Estádio do Dragão, no Porto, já depois do regresso da comitiva de Barcelos, onde os dragões perderam com o Gil Vicente no domingo, no arranque da segunda volta do campeonato.
Promovido em junho de 2024 como sucessor de Sérgio Conceição, com quem trabalhou nos últimos 12 anos, mas teve uma rutura laboral ao fim de sete temporadas no FC Porto, Vítor Bruno não resistiu à segunda sequência de três derrotas nas diversas competições em 2024/25.
O segundo desaire consecutivo na I Liga implicou a descida ao terceiro lugar, com 40 pontos, quatro abaixo do líder isolado e campeão nacional Sporting e a um do Benfica, segundo classificado.
Na Liga Europa, os dragões seguem na 18.ª posição, de qualificação para o play-off, após oito pontos em seis de oito jornadas, a três das oito vagas de acesso direto aos oitavos de final.
A época até tinha começado com uma reviravolta vitoriosa sobre o Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira (4-3, após prolongamento), em Aveiro, onde o FC Porto reverteu três golos de desvantagem e Vítor Bruno logrou um troféu na estreia absoluta como técnico principal.
As campanhas irregulares no campeonato e na Liga Europa viriam a intercalar-se com os afastamentos na Taça de Portugal, prova conquistada pelos dragões nas últimas três épocas, após a derrota com reviravolta na visita ao Moreirense (1-2), da quarta eliminatória, e nas meias-finais da Taça da Liga, graças ao desaire perante o Sporting (0-1), em Leiria.