Lateral esquerdo despede-se do Bessa ao fim de três anos e assina pelos vitorianos.
Corpo do artigo
O Boavista anunciou esta terça-feira que chegou a acordo com o Vitória de Guimarães para a transferência a título definitivo de Ricardo Mangas, tal como O JOGO noticiou. Os axadrezados mantêm 20% dos direitos económicos do jogador e encaixam um milhão de euros com o negócio.
Mangas assinou um contrato válido por três temporadas (até 2026).
O lateral esquerdo, de 25 anos, jogou nos axadrezados durante três temporadas - em 2021/22 foi emprestado ao Bordéus - e realizou 61 jogos.
Num vídeo publicado pelos vitorianos nas suas páginas nas redes sociais, o defesa afirmou que a transferência para o clube de Guimarães era "passo que queria dar na carreira".
"Sinto que estou no melhor momento da carreira e que posso ajudar o Vitória a atingir os seus objetivos. Este é um passo que queria dar na minha carreira e estou muito orgulhoso por pertencer à "família" do Vitória", disse, a partir do local em que os vimaranenses cumprem o estágio de pré-época, no concelho de Loulé, no Algarve.
Natural de Olhão, o defesa estreou-se no principal campeonato luso ao serviço do Desportivo das Aves, emblema pelo qual realizou 20 jogos oficiais e marcou um golo, antes de se mudar para o Boavista, formação pela qual marcou nove golos em 61 jogos oficiais entre as temporadas 2020/21 e 2022/23.
Formado no Nazarenos, no Marítimo, no Olhanense, no Ferreiras, no CB Portimão, no Benfica e no Tondela, Ricardo Mangas jogou ainda nos franceses do Bordéus na maioria da temporada 2021/22, tendo marcado três golos em 30 jogos oficiais.
O lateral esquerdo é o quarto reforço oficializado pelo Vitória no período de transferências em curso, após as contratações do guarda-redes Charles, do médio João Mendes e do extremo Telmo Arcanjo.