Oficial: Liga Portugal confirma não admissão do Boavista e convite à Oliveirense
Boavisteiros não vão disputar a II Liga. Oliveirense foi convidada a assumir a vaga
Corpo do artigo
Como esperado, o Boavista não vai mesmo disputar a II Liga na temporada 2025/26. A Liga Portugal confirmou esta segunda-feira, através de comunicado, que os axadrezados não foram admitidos na segunda divisão do futebol português e que a Oliveirense foi convidada a ficar com o lugar.
Não admitir a candidatura do Boavista a participar nas competições profissionais na época 2025/26 deveu-se ao incumprimento dos seguintes critérios: inexistência de dívidas a Sociedades Desportivas; inexistência de dívidas a jogadores, treinadores e funcionários; regularidade da situação contributiva perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social.
Neste sentido, refira-se, os pressupostos exigidos para a inscrição encontram-se encadeados e dependem do cumprimento integral de todos os requisitos legais e regulamentares para que possam ser certificados pelo Revisor Oficial de Contas (ROC). Assim, o incumprimento de apenas um desses pressupostos — no caso concreto, a ausência das certidões de regularização junto da Autoridade Tributária e da Segurança Social — foi suficiente para impedir a emissão de parecer positivo por parte do ROC, apesar de os restantes requisitos estarem efectivamente cumpridos, segundo fonte do clube do Bessa. Tal não invalida, no entanto, que a Boavista SAD tenha dado cumprimento a diversos compromissos relevantes, nomeadamente os de natureza salarial (prova de sucessivas verificações salariais).
Todas as restantes candidaturas das sociedades desportivas dos clubes que vão disputar a I e II Ligas foram admitidas pela Liga Portugal.
De referir também que o prazo de candidatura para a Oliveirense se inscrever na II Liga inicia esta segunda-feira.
O documento da Liga revela ainda que o Casa Pia vai manter-se na casa emprestada de Rio Maior, porém nos seus jogos em casa também competirá em Leiria.
De igual modo, o Estrela da Amadora continuará na Reboleira, contudo disputará igualmente alguns desafios no municipal de Rio Maior.
Novidade o facto do Santa Clara realizar algumas partidas no Estádio do Algarve, apesar de se manter em São Miguel.
O Aves SAD também vai dividir-se entre a Vila das Aves e o estádio do Vizela, equipa com a qual disputou o play-off de subida, tendo garantido a permanência na I Liga.