O avançado prestes a tornar-se no jogador mais caro do futebol português.
Corpo do artigo
João Félix vai ser jogador do Atlético de Madrid na próxima temporada. O anúncio da oferta do clube espanhol foi feito esta quarta-feira pelo Benfica através de uma comunicação enviada à CMVM. No documento, o clube encarnado dá conta que o Atlético oficializou uma proposta de aquisição a título definitivo no valor de 126 milhões de euros, um valor acima da cláusula de rescisão.
A SAD do Benfica esclarece que a venda do passe do internacional português renderá um total de 126 milhões de euros, valor que "contempla o custo financeiro indexado ao pagamento a prestações".
Comunicado do Benfica à CMVM
"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD ("Benfica SAD") informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que o Club Atlético de Madrid, SAD apresentou uma proposta para a aquisição a título definitivo dos direitos desportivos do jogador João Félix Sequeira por um montante de € 126.000.000 (cento e vinte seis milhões de euros), a qual se encontra a ser analisada.
Mais se informa que o valor proposto acima da cláusula de rescisão contempla o custo financeiro indexado ao pagamento a prestações previsto nesta proposta. Caso a Benfica SAD aceite a proposta apresentada, o valor líquido a receber do Atlético de Madrid na data da transferência dos direitos desportivos ascenderá a € 120.000.000 (cento e vinte milhões de euros).
Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD"
11046301
A confirmarem-se estes valores, a transferência de João Félix, de 19 anos, será a mais cara de sempre de um futebolista português, acima dos 100 ME que Cristiano Ronaldo custou à Juventus em 2018/19, e mais do que duplica o maior encaixe de um clube luso, ou seja, os 50 ME que o Real Madrid pagou ao FC Porto pelo defesa brasileiro Éder Militão, já em 2019.
O negócio entra também para o 'top-5' dos mais volumosos da história do futebol, igualando os 120 milhões pagos pelo FC Barcelona ao Liverpool por Philippe Coutinho, embora as variáveis previstas possam elevar a transferênca do brasileiro aos 160 ME.
No topo da tabela continua o brasileiro Neymar, que levou o Paris Saint-Germain a acionar a cláusula de rescisão de 222 ME do contrato com o FC Barcelona.
Na mesma temporada, os parisienses contrataram o francês Kylian Mbappé ao Mónaco, mas através de um empréstimo com obrigação de compra no final da época, por 145 milhões de euros, mais 35 em variáveis.
Os franceses Ousmane Dembélé, que se transferiu do Borussia Dortmund para o FC Barcelona, e Paul Pogba, que trocou a Juventus pelo Manchester United, custaram 105 milhões de euros, aos quais podem acrescer algumas variáveis.
Depois de ter feito parte da formação no FC Porto, com passagens pelo Dragon Force e pelo Padroense, equipas ligadas aos dragões, Félix, de 19 anos, chegou ao Benfica em 2015/16, para a equipa de juvenis.