Empréstimo até ao final da temporada, sendo que os bracarenses ficam com opção de compra de três milhões de euros
Corpo do artigo
O Braga anunciou, esta segunda-feira, a contratação do avançado Fran Navarro, que chega por empréstimo do FC Porto até ao final da temporada. Os bracarenses ficam com uma opção de compra de três milhões de euros e se a cláusula for exercida o espanhol ficará ligado aos minhotos até 2029, com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
O FC Porto explica também que recebe 300 mil euros pela cedência e que o Braga fica responsável pela totalidade do salário do atleta durante o período de empréstimo. O acordo "prevê também uma opção de compra por parte do SC Braga de 100% dos direitos económicos do atleta por 2,7 milhões de euros - acrescidos de uma remuneração variável de 250 mil euros por época em função do cumprimento de determinados objetivos."
Pelo mesmo valor acima referido, os azuis e brancos detém uma opção de venda de 100% dos direitos económicos do jogador.
Assim, e se uma das duas opções em causa vier a ser exercida, os dragões reservam "uma percentagem da mais-valia a realizar pelo SC Braga numa eventual transferência de Fran Navarro para outro clube: 100% da mais-valia até o valor de transferência de 6M; caso o valor da transferência futura do atleta ultrapasse os 6M, o FC Porto terá direito adicionalmente a 25% do valor recebido acima de 6M."
A finalizar, os portistas referem que suportarão "os encargos referentes ao mecanismo de solidariedade devidos a terceiros - tanto pela cedência temporária como no caso da transferência definitiva, caso esta se verifique" e sublinham que esta operação se realizou sem recurso a qualquer intermediação.
Caso alguma das opções venha a ser exercida, o FC Porto reserva ainda O FC Porto suportará Fran Navarro, de 26 anos, foi contratado pelo FC Porto em 2023. Fez dez jogos (um golo) na primeira metade de 2023/24 e em janeiro seguiu cedido para o Olympiacos (18 jogos, cinco assistências). Esta época fez apenas sete jogos pelos dragões.
Leia o comunicado do Braga:
"Fran Navarro é reforço do SC Braga. O avançado espanhol chega proveniente do FC Porto por empréstimo até final da época, com opção de compra de 3 milhões de euros. Caso esta cláusula seja exercida, o atacante de 26 anos assinará um contrato válido por quatro temporadas com o SC Braga (até 2029), ficando blindado por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
Formado no Valência (Espanha), Fran Navarro passou pelo Lokeren (Bélgica), antes de em 2021/22 rumar ao Gil Vicente. No emblema de Barcelos, ‘El Toro’ deu nas vistas, apontando 37 golos em 78 jogos. Seguiu-se a transferência para o FC Porto e, na época transata, o empréstimo ao Olympiacos (Grécia), clube pelo qual conquistou a Conference League.
Fran Navarro integra de imediato os trabalhos do plantel do SC Braga e é mais uma opção válida para a formação liderada por Carlos Carvalhal."
Leia o comunicado do FC Porto:
"O FC Porto anunciou um acordo com o SC Braga para a cedência, a título de empréstimo por uma temporada, dos direitos de inscrição desportiva de Fran Navarro pelo valor total de 300 mil euros, sendo o SC Braga responsável pela totalidade do salário do atleta durante o período de empréstimo.
Este acordo prevê também uma opção de compra por parte do SC Braga de 100% dos direitos económicos do atleta por 2,7 milhões de euros - acrescidos de uma remuneração variável de 250 mil euros por época em função do cumprimento de determinados objetivos.
O FC Porto detém também uma opção de venda de 100% dos direitos económicos do jogador pelos mesmos valores.
Caso alguma das opções venha a ser exercida, o FC Porto reserva ainda uma percentagem da mais-valia a realizar pelo SC Braga numa eventual transferência de Fran Navarro para outro clube:
- 100% da mais-valia até o valor de transferência de 6M;
- Caso o valor da transferência futura do atleta ultrapasse os 6M, o FC Porto terá direito adicionalmente a 25% do valor recebido acima de 6M.
O FC Porto suportará os encargos referentes ao mecanismo de solidariedade devidos a terceiros - tanto pela cedência temporária como no caso da transferência definitiva, caso esta se verifique - e declara que esta operação se realizou sem recurso a qualquer intermediação.
O FC Porto deseja-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da carreira."