
Oskar Pietuszewski
FC Porto
Extremo de 17 anos assinou contrato até janeiro de 2029. Pode custar até dez milhões de euros, dependendo do cumprimento de objetivos desportivos
O FC Porto anunciou esta quarta-feira a contratação de Oskar Pietuszewski, extremo de 17 anos que jogava no Jagiellonia Bialystok. O polaco assinou um contrato válido por três temporadas, até 5 de janeiro de 2029, ficando com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Vestirá a camisola 77 dos dragões e junta-se esta quarta-feira aos companheiros de equipa, no estágio no Algarve.
Os azuis e brancos comunicaram que chegaram a acordo para a transferência "a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Oskar Pietuszewski pelo valor total máximo de 10 milhões de euros, valor que inclui a remuneração fixa e uma remuneração variável máxima em função do cumprimento de certos objetivos".
O emblema da Polónia "também direito ao valor correspondente a 10% das mais valias de uma potencial futura transferência do jogador" e "assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros".
O FC Porto terá encargos com serviços de intermediação de 400 mil euros.
- FC Porto (@FCPorto) January 7, 2026
, #SeguimosJuntos pic.twitter.com/kgrIFm5YvS
Oskar Pietuszewski fez toda a formação no Jagiellonia e estreou-se pela equipa principal com 16 anos, precisamente contra Francesco Farioli, que comandava o Ajax, num jogo da Liga Europa. Esta temporada, o internacional sub-21 pela Polónia, somou 31 jogos (21 a titular), marcou três golos e fez uma assistência.
Comunicado do FC Porto:
"O FC Porto chegou a acordo com o Jagiellonia Bialystok S.S.A. para a transferência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Oskar Pietuszewski pelo valor total máximo de 10 milhões de euros, valor que inclui a remuneração fixa e uma remuneração variável máxima em função do cumprimento de certos objetivos.
O Jagiellonia terá também direito ao valor correspondente a 10% das mais valias de uma potencial futura transferência do jogador. Mais se informa que o FC Porto celebrou com o jogador um contrato válido por três épocas desportivas, ou seja, até 5 de janeiro de 2029, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 60 milhões de euros.
O Jagiellonia assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que terá encargos com serviços de intermediação de 400 mil euros com esta transação."

