Portista lidera entre os jogadores com menos de 20 anos cuja ação é considerada valiosa em termos de aumento ou diminuição da probabilidade de marcar ou sofrer um golo. Martim Fernandes, Geovany Quenda e Roger Fernandes também em destaque
Corpo do artigo
Os estudos estatísticos são cada vez mais frequentes e, esta quarta-feira, o Observatório do Futebol (CIES) divulgou mais um, em parceria com uma empresa de dados alemã (Impect), em que Rodrigo Mora surge novamente no topo entre os jogadores com menos de 20 anos.
Desta vez, Mora lidera entre os 100 atletas de campo a atuar fora das “Big 5” com, pelo menos, 450 minutos de jogo na respetiva liga nacional que se destacam no que a Impect descreve como PxT (Packing Expected Threat). E o que é isto? Trata-se de um modelo em que os alemães medem o valor das acções dos jogadores em termos de aumento ou diminuição da probabilidade de marcar ou sofrer um golo.
Ora, segundo esta análise, Mora aparece à frente de Franco Mastantuono, com uma pontuação de 1,195, e Martim Fernandes no terceiro posto, logo atrás do argentino do River Plate (1.077), com um “score” de 1.065.
No top 10 figuram ainda mais dois jogadores da I Liga: Roger Fernandes e Geovany Quenda. O extremo do Braga é sétimo, com uma pontuação de 1.001, e o do Sporting oitavo, com 0.994.