Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Sporting no triunfo sobre o Braga, por 2-1, e consequente conquista da Supertaça.
Corpo do artigo
SPORTING UM A UM
Adán 6
Desamparado no lance do golo bracarense, Adán esteve atento aos lances, embora numa noite com pouco trabalho, mas isso, não foi culpa sua.
Gonçalo Inácio 6
A jogar junto à linha, deu velocidade e articulou bem com quem seguia por dentro. Só não conseguiu antecipar o movimento de Fransérgio, dentro da área, no lance de golo do Braga.
Coates 7
O capitão foi um esteio dentro da área, calmo e sereno. Tanto que até saiu a jogar quando faltavam linhas de passe, com a classe que lhe é habitual.
Feddal 7
Atento à chegada dos adversários, não deu abébias e soube conjugar passes, tanto com Palhinha como com Nuno Mendes, na saída em construção.
Ricardo Esgaio 6
Subiu bem, na primeira parte, embora poucas vezes. Na segunda acabou a jogar mais recuado, para travar a iniciativa rival.
Matheus Nunes 7
Mostrou entendimento com Jovane, nos passes interiores, a lançar perigo e viu bem Pedro Gonçalves, no lance que origina o 2-1.
Palhinha 7
É um poço de força. Dificilmente alguém, ou alguma bola, passou por ele, tal como se comprovou no lance do 2-1, em que intercetou a reposição de bola do guardião do Braga.
Nuno Mendes 8
Velocidade a recuar para cortar lances contrários e acutilância no ataque. O passe para Jovane é meio golo. Tentou repetir a façanha outras vezes e não houve desmarcação da equipa que não acompanhasse. De livre, ainda levantou suspiros aos adeptos leoninos, mas a bola tinha passado ao lado.
A FIGURA
Pedro Gonçalves: 8
Golaço para adepto ver
Não se pode dizer que Pedro Gonçalves não tenha avisado. Aos 16", do meio da rua, lançou uma bomba, que Matheus só conseguiu parar a dois tempos. Aos 33" o guarda-redes do Braga esteve, outra vez, no seu caminho e aos 37" atirou ao lado. Mas o melhor marcador da época passada não iria ficar em branco. Uma receção de pé direito seguida do remate de trivela, com a bola colocada no canto superior oposto, deixou todos de olhos arregalados e queixo caído. O golo coroou uma exibição completa, com boas transições e ainda ajuda defensiva à equipa. Começou a época 2021/22 e há já um Pote cheio de bom futebol.
Paulinho 7
Bom entendimento com Jovane proporcionou combinações perigosas. Esteve muito ativo e a conseguir furar por entre os centrais do Braga.
Jovane 8
Parecia ter fome de bola. O extremo não deu uma jogada por perdida. Foi brindado pelo passe teleguiado de Nuno Mendes para repor a igualdade (num lance que finalizou com categoria) e por pouco não bisava, aos 74".
Tiago Tomás 5
Posicionou-se bem, mas teve dificuldade em ganhar bolas junto à linha defensiva contrária.
Nuno Santos 5
Sentiu na pele que entrar com o jogo em fase adiantada e o opositor a dar tudo para chegar à igualdade não é fácil.
Matheus Reis 6
Veio aumentar a robustez defensiva, numa altura do jogo em que não eram toleradas falhas: o leão queria cravar as garras na Taça.
Bruno Tabata 5
Não teve falhas, mas também não acrescentou muito.