Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores de Sporting e Marítimo na partida da 18.ª jornada da I Liga, que os leões venceram por 1-0, em Alvalade.
Corpo do artigo
SPORTING UM A UM
Luís Maximiano 6
Uma defesa fácil a abrir, aos 38", evitou que o leão ficasse em desvantagem e em grandes apuros, com uma palmada para canto a remate de Rodrigo Pinho. Apenas aos 61" podia ter feito mais, em saída dos postes ineficaz.
Ristovski 5
Entrou ligado à corrente, apoderando-se da ala direita, e chegou a ter nos pés a primeira grande oportunidade do Sporting: aos 12", a controlar com o peito na área antes de remate acrobático pouco por cima. Apagou-se e reapareceu aos 61", em ação defensiva a impedir a bola de entrar na baliza leonina.
Coates 4
Defensivamente foi facilmente ultrapassado, cobriu mal zonalmente, e teve várias vezes de ser socorrido por Neto. Mas criou perigo na frente, nomeadamente aos 72" a deixar a bola para Jovane (que falhou). Marcou ainda um golo que foi anulado.
Neto 6
O mais eficaz na retaguarda (excelentes cortes aos 40" em situação de risco, a limpar asneira de Borja, e aos 84" a travar um contra-ataque), mas falhou nas saídas, ao não entregar a bola em condições. A sua impetuosidade na abordagem aos lances foi importante, embora tenha arriscado demasiado...
Borja 7
Herói improvável com o golo aos 76", com um potente disparo ao segundo poste, esteve também no cruzamento para outro que foi anulado. Aquém nas ações defensivas.
Doumbia 5
Apresentou dificuldades a cair com rapidez em cima dos adversários, surgindo na pressão já após a receção de bola, o que lhes facilitou a tarefa. Foi subindo de rendimento e deu mais nas vistas na segunda parte.
Wendel 5
Dos melhores na primeira parte, a ultrapassar linhas em posse e a recuperar bolas com pressão alta, mas caiu a pique na segunda.
Rafael Camacho 5
Esteve em vários lances de perigo, mas foi algo individualista. Marcou um golo que foi anulado.
Jesé 4
Um par de arrancadas em velocidade na primeira parte, mas sem efeitos práticos.
Luiz Phellype 5
Pouco tempo em campo, saindo aflito e com receio de lesão com gravidade aos 15".
Sporar 5
Atirado às feras, o entendimento com os colegas não foi o melhor e com uma falta invalidou o golo de Camacho. Mas deixou pormenores, com tentativas de desmarcação e facilidade de remate (aos 17" quase marcou).
Plata 6
Boa entrada em jogo, criando uma situação de perigo (aos 66" Amir defendeu para canto o seu disparo) e servindo Jovane na jogada do 1-0.
Jovane 6
Em 20' encostou os insulares à sua baliza e esteve em três chances, uma delas a do golo.
A FIGURA
Bruno Fernandes 7
À terceira, um adeus feliz
Sucesso à terceira tentativa de se despedir do Sporting pelo menos com um bom resultado, mesmo que sem marcar. Não foi difícil voltar a destoar num leão amorfo, descontrolado, sem garra, critério e qualidade durante grande parte do jogo. Com as emoções a mil, irritou-se facilmente com árbitros e colegas, ao ver como ninguém acompanhava as suas ações positivas (ensaiou assistências aos 12", 17", 18" 72" e 66", e quase marcou aos 26", 31", 52" e 70"). Acabou a sorrir com a entrada dos miúdos Plata e Jovane e a eficácia de Borja, este a finalizar uma jogada que Bruno iniciou com um passe para o equatoriano.
MARÍTIMO UM A UM
Amir 5
O guardião fez três defesas na primeira parte e foi decisivo a negar a Plata o 1-0. No golo anulado aos leões andou aos papéis.
Bebeto 5
Borja tirou-o da frente uma vez na primeira parte e apareceu ao segundo poste para fazer o 1-0. O lateral viveu uma segunda parte difícil.
Zainadine 5
Muitos anos de Liga e a experiência a falar mais alto. Seguro nos duelos pelo ar e pelo chão. Vacilou quando lhe faltaram pernas para controlar a profundidade.
René Santos 6
Complementou, com maior velocidade, o parceiro do eixo.
Rúben Ferreira 7
Apanhou-se algumas vezes em situação de 2x1 e cumpriu. No primeiro tempo, o canhoto intercetou três lances de muito perigo na grande área. Na segunda, salvou a emenda de Jovane após um canto ainda com 0-0.
Correa 5
Desequilibrou na direita com as diagonais para as costas da defesa leonina.
Vukovic 4
Demorou a soltar o passe na primeira parte. Melhorou com bola, mas foi pouco agressivo a defender: deixou Wendel jogar à vontade e viu Bruno Fernandes atirar à barra.
Diego Moreno 5
O colombiano segurou o duplo pivô maritimista, porém caiu de produção na segunda parte.
Nanú 5
Rúben Ferreira reclamou com Nanú pela pouca ajuda defensiva, mas o extremo, na primeira parte, fugiu três vezes aos leões, criando dois lances de perigo. Apagou-se.
Rodrigo Pinho 6
Fez uso da mobilidade e ficou perto de marcar na primeira parte. Obrigou Maximiano a grande intervenção (38") e falhou, no minuto seguinte, o chance soberana. Fintou três leões e Ristovski tirou-lhe um golo de levantar o estádio.
Joel Tagueu 4
Intercalou com Pinho as desmarcações, mas foi inconsequente. Saiu aos 62".
Edgar Costa 4
Pressionou, mas não mexeu com o jogo.
Getterson 5
Refrescou um meio-campo já sem força.
Mesquita -
Vindo da equipa B, estreou-se pelos seniores. Jogou os descontos.