Confira a apreciação de O JOGO aos jogadores do Sporting na vitória (1-0) no reduto do Tondela, na 23.ª jornada da Liga NOS.
Corpo do artigo
Adán 6
Apenas foi sujeito a uma defesa difícil (aos 51", a sacudir com os punhos o disparo forte de Murillo), mas na primeira parte, aos 25" e 28", protagonizou saídas de risco dos postes... que correram bem, com alguma felicidade.
13455630
Gonçalo Inácio 5
Não atinou no passe ao longo do jogo e chegou a passar calafrios nas marcações, como aos 25", quando foi ultrapassado por Kachef. Aventurou-se várias vezes em subidas com bola dominada.
Coates 6
Novamente com peso nas duas áreas e no espírito guerreiro coletivo da equipa. O líder dos leões criou perigo aos 17", após um canto, e aos 62" apenas acertou na bola de raspão em boa posição. Na retaguarda foi o bombeiro do costume. Acertado no passe longo. Viu um amarelo que o tira da próxima partida.
Feddal 5
Uma perda de bola aos 52" ia comprometendo... Exibição regular a dar uma ajuda a Nuno Mendes na esquerda.
Pedro Porro 6
Aos 5" fez o primeiro remate do jogo, a dar o mote a uma equipa que vinha de jogos com pouco poder de fogo na sua ausência. Apoderou-se do flanco direito e acumulou cruzamentos perigosos.
João Mário 5
Sentiu dificuldades para se libertar da teia que lhe foi montada, mas nem muito pressionado baixou o acerto no passe. Facilitou a circulação e as saídas, mas teve pouco impacto na frente.
João Palhinha 7
Mesmo sem lances vistosos, mais uma grande exibição, desta vez com a súmula de muitas pequenas - mas importantes - intervenções. Com pulmão inesgotável, as suas subidas baralharam o rival e ajudaram a criar desequilíbrios.
Nuno Mendes 5
Poucas vezes conseguiu ganhar a linha de fundo e cruzar, mas, inteligente, não forçou e optou por segurar a posse. Teve apagões, mas reapareceu ligado ao golo.
Pedro Gonçalves 5
Jogo apagado, com dificuldades em ter bola no último terço. Aos 27" dominou mal... mas a bola seguiu para remate de Tiago Tomás, em "falha" parecida à que deu o golo, lance no qual tentou o remate e acabou por fazer uma assistência para o colega.
Nuno Santos 5
Um remate ao lado e uma boa abertura para Porro.
Daniel Bragança 6
Pressionou, ajudou a fazer a bola circular com rapidez e apoiou o ataque. Esteve na origem da jogada do golo.
Bruno Tabata 6
Deu novas garras à ala direita.
Matheus Reis 5
Cumpridor.
Jovane 4
Atabalhoado.
Matheus Nunes 5
Libertou Tabata à direita.
A FIGURA
Tiago Tomás: 7
Sentiu a pressão e ganhou fôlego
Depois de 14 jogos em branco e com Paulinho quase a voltar de lesão para lhe roubar o lugar, o avançado leonino sentiu a pressão e puxou dos galões, rematando como nunca (foi o mais rematador, com cinco tiros), para ser premiado com o golo da vitória já na reta final do encontro, aos 81". Num jogo de grande esforço, no qual foi muitas vezes ao chão, sobrecarregado com faltas, Tiago Tomás dispôs de várias oportunidades flagrantes (aos 27", 43", 47" e 65") antes do disparo certeiro. O último golo datava de dezembro, contra o Belenenses, e agora TT pode respirar melhor e ganhar confiança para a fase decisiva da Liga.