Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do FC Porto na vitória sobre o Santa Clara por 1-0, no sábado.
Corpo do artigo
Casillas 6
A típica noite de guarda-redes de equipa grande: foi chamado a intervir uma só vez, mas negou o golo a Guilherme Schettine, numa boa estirada.
Manafá 5
Ofereceu cabelos brancos a 44 mil pessoas quando tentou fintar um adversário, sozinho na área - correu bem... não esteve muito inspirado no apoio ataque e, por distração, foi apanhado duas vezes em fora de jogo.
Felipe 6
Fez quase sempre as dobras a Manafá e ainda tentou alvejar a baliza de Marco.
Éder Militão 6
Sem facilitar, tanto pelo ar como pelo chão, tentou sair algumas vezes em antecipação. Mostrou frieza aos 85", na cobertura a uma investida perigosa de Pablo Lima na área.
Alex Telles 6
Mira calibrada nos cruzamentos e algumas combinações com os colegas, em especial na primeira parte. Sacudiu a monotonia aos 68": correu meio-campo e cruzou bem para ver Corona ficar perto do golo.
Otávio 5
O remate que permitiu a recarga a Marega foi seu, mas não chegou para lhe devolver a confiança depois de erro de quarta-feira. Esteve pouco em jogo, mas fica o registo para o roubo de bola e remate intercetado, em boa posição, a fechar a primeira parte. Apesar de eficácia no passe, raramente desequilibrou e deixou transparecer alguma frustração.
Herrera 6
O capitão assinou uma das exibições mais consistentes de ontem. Sempre próximo dos avançados, foi o primeiro a romper a defesa do Santa Clara (12"), num lance que Soares quase aproveitou e combinou com Otávio no 1-0. Na segunda parte, pareceu mais ligado depois da entrada de Óliver.
Danilo 6
Ainda que nem sempre tenha estancado as transições do adversário tão cedo quanto gostaria, nunca se desposicionou e apoiou bem o ataque.
Brahimi 5
Foi substituído sem ter conseguido qualquer drible. As combinações com os colegas saíram melhor, mas menos na segunda parte.
Soares 5
Apenas aos 12" tentou visar a baliza. Aos 45", na cara do guarda-redes mas com pouco ângulo, procurou a assistência e a defesa cortou. De resto, só se viu trabalho fora da área e de costas para a baliza.
Corona 6
Entrada enérgica que quase provocou nova mudança no marcador. Aos 68" rematou para fora, de primeira, na área e, aos 75", inventou um jogada para servir Fernando Andrade, mas o guarda-redes Marco agigantou-se.
Fernando Andrade 5
Esteve perto de se estrear a marcar no Dragão aos 75", mas disparou para a defesa da noite.
Óliver 5
Entrou com vontade de agitar e teve dois passes em profundidade que podiam ter causado perigo, mas perdeu algum discernimento depois.
A FIGURA
Marega 7
Picou o ponto antes do tiro ao boneco
Não terá sido um das exibições mais exuberantes de Moussa Marega, mas destacou-se muito por culpa do golo, embora não apenas por isso. A recarga vitoriosa foi um dos golos mais fáceis da carreira, no entanto, o maliano ficou ligado a vários lances perigosos, como aos 31", quando viu duas tentativas serem bloqueadas na área. A fechar a primeira parte, não foi egoísta e deixou Otávio em posição favorável para marcar, mas o 2-0 esbarrou num defesa. Antes de a fadiga pesar e passar para avançado centro, Marega ainda teve a terceira tentativa aos 48", para novo corte de um defesa. Sem ser brilhante, deixou a sua marca.