Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Benfica na vitória (3-0) sobre o Belenenses, que garantiu a passagem das águias às meias-finais da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
BENFICA UM A UM
Svilar 5
Sem oposição pela covid-19 manteve a titularidade. Agarrou seguro um remate frontal e um cabeceamento fraco. Errou no passe longo.
Gilberto 5
Jardel cobriu as costas do lateral, que se perdeu em fintas, às vezes até atrapalhando os colegas de ataque.
Jardel 7
Boa exibição do central, sempre disponível para pressionar alto e resolver o perigo atempadamente. Ajudou Gilberto e, de cabeça, assistiu para o 2-0, tirando, aos 77", um contragolpe perigoso dos azuis.
Vertonghen 6
Um passe tremido para Svilar, fora isso... um jogo sem mácula.
Grimaldo 6
Não se notou o período de covid-19 que o espanhol viveu. Grimaldo combinou bem com o ataque e, aos 17", esteve no sítio certo para evitar o golo do Belenenses.
Gabriel 4
Longe dos relvados desde 16 de dezembro, Gabriel esteve longe de ser o motor da equipa. Falhou passes em catadupa e insistiu em rodar com bola quando não havia espaço. Saiu aos 58" cansado e furioso com a prestação.
Taarabt 7
Arriscou, como é hábito, com a bola no pé e as coisas, desta feita, saíram bem. Descobriu Rafa com classe em muitos momentos e abriu a porta para o Benfica atacar as costas dos azuis. Ajudou Gabriel na pressão.
Cervi 6
Perto de confirmar a saída do Benfica, marcou um golo com requinte, picando sobre André Moreira. Passaram-lhe pouco a bola, mas esteve atento ao corredor. Os colegas despediram-se dele.
Waldschmidt 5
Veio da covid-19 e jogou até ao intervalo. Aos 19", foi lento e, em zona frontal na área, nem rematou nem serviu colegas. Voltou a decidir mal antes do intervalo num contragolpe perigoso. Dois bons passes para Rafa.
Darwin 6
Teve o mérito de pressionar o guarda-redes e foi bafejado pela sorte e marcou. Sem bola foi mais forte do que com ela: deixou-a passar para Rafa no 2-0 e fez o mesmo no terceiro. Trapalhão nas receções.
Pizzi 6
Entrou ao intervalo, começou na direita, passou pela posição de segundo avançado, baralhando as marcações do Belenenses a Rafa, solícito a fazer diagonais.
Weigl 5
Uma bola longa para isolar Seferovic e alguns cortes, com pouco intensidade já no relvado.
Chiquinho 5
Herói na Amadora, Chiquinho entrou, combinou com colegas. Teve um remate cortado em cima da linha.
Seferovic 5
Recebeu com arte na área e tentou assistir de calcanhar.
Gonçalo Ramos -
Entrou nos descontos.
A FIGURA
Rafa 8
Confiaram-lhe a missão de ser arrasador
Quando o Benfica começou a canalizar todo o jogo para Rafa ganhou metros e perigo constante na chegada à baliza do Belenenses. Taarabt descobriu o espaço entre central e lateral esquerdo e o camisola 27 arrancou como quis para cima da defesa azul. É Rafa quem faz o primeiro remate perigoso e, logo de seguida, encostou ao segundo poste para o golo número 80 da carreira. Com Pizzi, na segunda parte, usou um encantamento de confusão e fez o que lhe apeteceu em diagonais. Tirou dois da frente e viu Cervi a isolar-se para dar a machadada. Rafa foi a locomotiva que atropelou o Belenenses.