Confira as apreciações de O JOGO aos futebolistas de Benfica e Boavista no regresso das águias aos triunfos, por 3-1.
Corpo do artigo
BENFICA UM A UM
Vlachodimos 5
Seguro nos tiros de longe do Boavista, como o de Sauer aos 76", não teve hipótese no golo de Dulanto.
André Almeida 7
Abriu caminho ao triunfo ao aparecer no sítio certo para aproveitar a bola de Gabriel e a sobra após o choque com Helton Leite para finalizar na perfeição para o 1-0. Podia ter bisado aos 29", mantendo-se sempre com pendor ofensivo, ajudando a desequilibrar.
Rúben Dias 6
Evitou grandes sobressaltos no sector defensivo das águias, entregando a bola de forma certeira para os colegas do ataque.
Jardel 6
Impôs a sua presença física e experiência para ganhar diversos duelos, limpando a zona defensiva.
Nuno Tavares 6
Foi uma locomotiva pela esquerda, aparecendo regularmente em terrenos bem adiantados, de onde tirou vários cruzamentos tensos e perigosos.
Weigl 6
Foi um tampão importante no miolo, evitando que o Boavista fizesse estragos com boas recuperações e dando liberdade a Gabriel.
Pizzi 7
Demorou para entrar no jogo, mas quando o fez desequilibrou. Fez de cabeça, com uma boa finalização em ângulo apertado, o 2-0, esteve perto de bisar não fora Helton Leite, e além de tocar para o 3-0 de Gabriel ainda ofereceu outro a Seferovic, mas o internacional suíço não aproveitou.
Cervi 5
Sem o mesmo fulgor dos outros companheiros do ataque, apesar de até ter fugido da esquerda, procurando outras zonas do relvado para ganhar espaço. Cumpriu na ajuda a Nuno Tavares.
Chiquinho 7
Tal como tinha sucedido na Madeira, mostrou boa dinâmica. Deu linhas de passe aos colegas, deixou-os várias vezes em posição de tiro, que também ele descobriu, faltando apenas o golo, negado por Helton Leite.
Seferovic 5
Fugiu muito e bem da marcação, procurando os espaços certos para poder fazer mossa. Porém, acabou por ficar em branco num jogo em que, apesar do muito mérito de Helton Leite, teve também ocasiões em que podia ter feito melhor.
Rafa 5
Entrou com tudo, com um bom sprint a surgir na zona de perigo, mantendo a defensiva boavisteira em alerta.
Carlos Vinícius 5
Ainda marcou de cabeça, na sequência de uma boa jogada, mas estava fora de jogo.
Samaris 5
Refrescou o meio-campo nos últimos minutos, dando maior capacidade de trabalho para evitar surpresas e ainda bateu um livre com perigo, mas para fora.
Jota -
Entrou já nos descontos para queimar tempo, pois não teve oportunidade de fazer estragos.
A FIGURA
Gabriel 8 - Mestre para as assistências até finalizou
De volta à equipa após ter cumprido castigo disciplinar, Gabriel comandou a reação encarnada e o regresso às vitórias após uma série que levou à saída de Bruno Lage. O médio luso-brasileiro esteve em alta e de pé quente, quer nas assistências quer até na finalização. Gabriel meteu a bola onde quis durante praticamente toda a partida, entregando-a na perfeição para os colegas mesmo a longa distância. Com grande visão - esteve em quase todos os lances de perigo da equipa -, descobriu André Almeida e Pizzi nos dois primeiros golos e ainda fez o, na altura, 3-0 com um tiro colocado de fora da área.
BOAVISTA UM A UM - Helton evitou um mal maior
Helton Leite 7
No lance do 1-0, e apesar do posterior contacto com André Almeida, deixou a bola cair-lhe das mãos. Fora isso, brilhou aos 19", 28", 31" e 48" adiando o avolumar do marcador. Aos 58", teve mais uma defesa de qualidade, tirando o golo a Seferovic e, aos 71", negou a mesma pretensão a Chiquinho.
Carraça 4
Condicionado pelas sucessivas incursões de Nuno Tavares, foi obrigado a preocupar-se mais em defender. E nem sempre bem.
Dulanto 6
Era para começar no banco mas a lesão de Lucas mandou-o para o onze. Aos 40" meteu a bola das redes encarnadas, lance anulado por fora de jogo mas acabaria a assinar o 3-1, num pontapé de primeira que valeu um golaço.
Ricardo Costa 5
Bem correu para tentar evitar que Gabriel, entre a linha do meio-campo e a mais recuada, marcasse o 3-0 mas... não deu. Algumas boas intervenções mas insuficientes para anular o Benfica.
Marlon 4
Discreto em boa parte do tempo, faltou-lhe mais atrevimento ofensivo e eficácia defensiva.
Obiora 5
Pouco inspirado quer a defender quer na construção, a ligar-se com as linhas avançadas. E, aos 29", até podia ter visto André Almeida marcar nas suas costas.
Paulinho 5
Combativo, é verdade, mas também não conseguiu marcar o ritmo da equipa boavisteira. A condicionar Gabriel, tal como Obiara, revelou-se desinspirado.
Gustavo Sauer 5
Aqui e acolá ainda foi tentando pegar na bola e levá-la para os terrenos mais adiantados. Bom remate aos 76".
Fernando Cardozo 4
Teve pouca bola e, também por isso, acabou mais preocupado em fechar caminhos do que em criar situações de desequilíbrio.
Bueno 4
Deveria ter feito a ligação mais próxima com Cassiano mas raramente lhe foi dado o espaço - e a bola - necessários para assustar Vlachodimos.
Cassiano 4
Andou a espreitar onde pudesse fazer mossa à defesa da casa, mas viu-se bem controlado. Valeu pela combatividade emprestada ao jogo.
Yusupha 5
Agitou o jogo e, aos 68", foi ver se Vlachodimos estava atento, com um bom remate.
Mateus 5
Também entrou bem, procurando sacudir a equipa.
Stojiljkovic 3
Mal se viu e nada acrescentou.
Luís Santos 3
Poucas oportunidades de tocar na bola.