Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores de Belenenses SAD e Sporting na vitória leonina (2-1) no Jamor.
Corpo do artigo
BELENENSES SAD UM A UM
Kritciuk 5
Uma defesa apertada e sem hipóteses nos dois golos sofridos. Inventou com os pés e foi salvo por Tomás Ribeiro.
Diogo Calila 6
Ativo no corredor direito, combinou bem com Varela, cruzando com perigo e assustou Adán num remate. Secou Pedro Gonçalves.
Tiago Esgaio 5
Batido por Tiago Tomás na velocidade, foi atrás dele para cometer um penálti infantil. Isolou o ataque azul, antes de Adán fazer penálti, e Afonso Sousa, quase a acabar a primeira parte. O Sporting pressionou-o depois.
Danny Henriques 5
Tiago Tomás recebeu, virou-se e o central nada conseguiu fazer. Sem Adán na baliza podia ter feito o empate.
Tomás Ribeiro 4
De carrinho, compensou o desatino de Kritciuk e evitou o 1-3. Expulso por meter, de modo infantil, a mão à bola.
Rúben Lima 5
Proativo na canhota, trocou passes com Afonso Sousa. Surpreendido quando Tabata usou o pé direito para entregar o 1-0 a Tiago Tomás.
Sithole 4
Pouco intenso na primeira parte, perdeu a maioria dos duelos no meio-campo. Foi incapaz de ajudar Danny Henriques no remate de TT. Subiu de produção atrás, mas falhou muitos passes.
Afonso Taira 5
Combativo e certinho no passe. Equilibrou as forças com Palhinha e João Mário.
Varela 5
Deu trabalho a Nuno Mendes. Isolou Afonso Sousa, aos 28", com um passe para o qual a idade não pesa. Saiu aos 72" tocado pelas faltas sofridas.
Miguel Cardoso 6
Bem a ligar o jogo, o cedido pelo Dínamo Moscovo teve o prémio por arriscar. Recebeu, rodou e de pé esquerdo fez o empate, ainda com um desvio feliz. Adán foi forte e negou-lhe o penálti que ele ganhou.
Afonso Sousa 7
Fez Porro desejar o intervalo. Ganhou-lhe em drible e fugiu-lhe nas costas. Aos 2" e 28" teve o golo nos pés e na segunda parte obrigou Adán a novo voo. A equipa perdeu gás quando ele saiu.
Francisco Teixeira 4
Não seguiu o trabalho de Varela na direita.
Edi Semedo 5
Um golo anulado.
Bruno Ramires 5
Refrescou o meio-campo.
Cassierra -
Sem oportunidades.
Cauê -
Levou um grito de Petit.
SPORTING UMA A UM
Adán 7
Esqueçam as hesitações a sair dos postes ou uma ou outra bola mal colocada: o espanhol foi determinante para os três pontos, travando, aos 19", o penálti que cometeu sobre Miguel Cardoso, lançando o leão para o 2-1 e segurando, depois, a vantagem com uma palmada ao remate de Afonso Sousa (28"). Na segunda parte, também travou o 28 (57") e ainda Varela, a abrir (46").
Neto 4
Passividade do central no 1-1, com mau controlo a Miguel Cardoso, deixando-o rodar e rematar de canhota. Aos 28", nova escorregadela que ia dando golo, agora isolando Afonso Sousa. Cortes pelo ar não apagam jogo trapalhão.
Coates 5
É o capitão quem deixa fugir Miguel Cardoso no lance do penálti, aos 16", mas foi ele, de todos os centrais, quem teve mais cabeça para controlar a tração, evitando derrapagem.
Gonçalo Inácio 4
É como Amorim diz: precisa destes jogos, em terrenos difíceis, para poder errar e saber onde precisa de ser melhor. Faltou-lhe atenção a formar a linha e calma a tirar a bola. Amarelo, aos 68", é um exemplo dessas dificuldades.
Pedro Porro 6
Afoito nos duelos individuais, apareceu, como gosta, em zonas de finalização: aos 26" e 64" dois remates perigosos; aos 46" e 65" cortes cirúrgicos, a ajudar os colegas de eixo.
João Palhinha 5
Um jogo desgastante para o médio mais defensivo, sem braços armados e contra uma zona central da Belenenses SAD que apareceu quase sempre em superioridade. Só a resiliência se manteve no 6.
João Mário 5
Apontou sem mácula o penálti (24") que deu o 2-1 final, mas perdeu demasiadas bola ao meio, mostrando, também, dificuldades em pisar as zonas certas. Nem Palhinha valeu...
Nuno Mendes 5
Muitas bolas a entrar entre si e Gonçalo Inácio, apesar de algumas boas incursões à frente. Acumulando problemas físicos, saiu aos 78", após acusar toque na coxa direita.
Bruno Tabata 6
Não desiludiu Rúben, que o lançou a titular, deixando Nuno Santos no banco: logo aos 5", subiu com qualidade pela direita e, na cabeceira, cruzou para TT fazer o 1-0. Bolas com sentido coletivo.
Pedro Gonçalves 4
Eclipse quase total do melhor marcador do campeonato, que desde o corredor direito esteve sempre "amarrado" na teia azul. Saiu, por isso, aos 68 minutos, por Nuno Santos.
Nuno Santos 5
Uma ou outra arrancada, mas sem fazer muitos estragos.
Matheus Nunes 5
Entrou para dar força ao meio, nunca comprometendo.
Antunes 5
Defendeu com experiência as bolas que caíram na esquerda.
Sporar 5
Bem a segurar e a distribuir.
A FIGURA
Tiago Tomás 7
Fazer tudo bem na estrada até ao ano novo
Manteve a titularidade na frente - e Sporar no banco -, mostrando que merece continuar a ser aposta: logo aos 5", excelente trabalho na área, recebendo de Tabata e rondando sobre Danny para, de canhota, fazer o 1-0. Foi sempre a referência para o jogo esticado e aos 23" acabou por conseguir fugir a Tiago Esgaio, para depois, dentro da área, cair para o penálti que deu o 2-1. Na segunda parte, baixou o ritmo, mas também porque o leão jogou de forma diferente, procurando outras soluções para ligar o jogo a partir de trás, nomeadamente com as chegadas de Tabata e Pote para zonas mais interiores. Fica mais um belo jogo do camisa 19.