Gonzalo Plata assinou até 2024 pelo clube leonino.
Corpo do artigo
Gonzalo Plata assinou um contrato com o Sporting válido por cinco anos e meio, até 2024, ficando blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O extremo canhoto de 18 anos, atualmente ao serviço da seleção sub-20 do Equador - que está a disputar o Campeonato Sul-Americano da categoria, que decorre no Chile - foi contratado ao Independiente del Valle, tendo a SAD leonina assegurado um jogador que estava na mira do Barcelona.
Firmado o acordo, em pleno consulado português em Santiago do Chile, devidamente acompanhado pelo advogado do Sporting João Lobão, Gonzalo Plata revelou a O JOGO as razões que o levaram a optar pelo emblema de Alvalade. "Estou muito alegre por este passo, assinei por um grande clube de Portugal. Optei pelo Sporting porque é um grande como Barcelona, pela oportunidade de jogar na primeira divisão, embora também pudesse ter ido para outros clubes", assegurou, deixando claro que irá integrar o plantel que está às ordens de Marcel Keizer, ainda que não esteja fechada a porta dos sub-23. "Pensei no facto de o Sporting lançar muitos jovens, sei que me vão dar oportunidades. Falei com o diretor [Hugo Viana] e o advogado do Sporting [João Lobão], que trataram de tudo. Disseram-me que têm confiança em mim para o futuro, deram-me todo o apoio. Estamos a ver quando viajo, porque dia 11 volto ao Equador e devo ter uns dias com a família antes de ir para Portugal", frisou.
Plata apresenta-se aos adeptos leoninos como um "volante rápido" e deixa uma garantia: "Gosto de jogar pelas alas e driblar, o um para um é o meu forte. Sou rematador e também treino livres, dizem que sou bom nisso. Contem comigo, vou fazer tudo para ganhar a confiança e o carinho dos adeptos."
Esta sexta-feira à noite, Gonzalo Plata defronta o Uruguai no hexagonal Sul-Americano de qualificação para o Mundial de sub-20. Na primeira jornada, o Equador bateu a Argentina por 2-1.