ENTREVISTA - Os técnicos Paulo Fonseca e Rui Vitória foram os mais marcantes da carreira de Caetano, enquanto Sérgio Oliveira, Zé Valente e João Amorim são os jogadores que destaca pelas qualidades dentro e fora de campo.
Corpo do artigo
A mestria tática de Paulo Fonseca e qualidade do trabalho mental de Rui Vitória são destacadas por Caetano, que fala ainda do amigo Sérgio Oliveira, com quem quase não conversa sobre futebol.
13241111
Paulo Fonseca foi um treinador marcante?
-Tive a felicidade de treinar com grandes treinadores com quem aprendi muito, como homem e como jogador. O Paulo Fonseca ficou marcado por ser um amigo para a vida e ainda hoje em dia falamos. A nível tático e de futebol, é absolutamente fantástico e, nesses aspetos, foi com quem mais aprendi. O que conseguimos com ele no Paços de Ferreira, jogando a Liga dos Campeões, foi incrível e marcante. Mas tive treinadores que vão ficar para sempre marcados, como o Rui Vitória, que foi quem me lançou na I Liga e o que mais conseguiu mexer com a minha parte mental. É um treinador absolutamente fantástico e ainda hoje guardo uma carta que me escreveu na véspera da final da Taça da Liga com palavras que vão ficar gravadas para sempre no meu coração. Destaque também para o Ilídio Vale, com quem fomos vice-campeões do Mundo nos sub-20, e que é único.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2021/01/oj_caetano_treinadores_pro_20210116211305/mp4/oj_caetano_treinadores_pro_20210116211305.mp4
Desafiado a eleger o jogador "mais palhaço", Caetano escolheu o antigo lateral-direito Tony, dos tempos do Paços de Ferreira. "Éramos os DJ de serviço"
E jogadores?
-Vou falar no Sérgio Oliveira por se tratar um amigo para a vida. Jogámos sempre juntos no FC Porto, depois no Paços de Ferreira e também na seleção. Está a demonstrar a sua qualidade como jogador, mas como amigo e ser humano é fantástico. Falamos diariamente e raramente falamos de futebol. O Sérgio tem uma mentalidade muito forte e um coração enorme. Mas tenho de falar do Zé Valente, que joga no Estoril, um amigo que jogou comigo no Aves e que tem uma qualidade técnica acima da média. Sendo um jogador diferenciado, não entendo como ainda não chegou à I Liga. Outro jogador que destaco é o João Amorim, do Penafiel, que teve a infelicidade das lesões. Quando éramos mais novos, pensava que ele iria ter uma carreira como o Zidane, um grandíssimo jogador com quem era parecido a jogar, mas teve muitos problemas e não conseguiu chegar a um patamar de nível Mundial.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2021/01/oj_caetano_jogadores_pro_20210116211431/mp4/oj_caetano_jogadores_pro_20210116211431.mp4