Na comparação dos dados estatísticos, o argentino "ganha" aos laterais portistas nos desarmes, alívios e interceções
Corpo do artigo
Renzo Saravia foi oficializado como reforço, mas só chegará ao Dragão já em plena pré-época. Envolvido na Copa América, o leitor terá oportunidade de o ver já no dia 15, contra a Colômbia. Até lá, porém, O JOGO explica-lhe que tipo de lateral é o argentino, com recurso à comparação dos dados estatísticos de Saravia com os três laterais-direitos portistas em 2018/19.
Conceição ganhará um jogador que está a meio termo entre Militão e Manafá e até pode evitar o recurso às substituições constantes na posição durante os jogos.
O argentino apresenta-se como um lateral que pode acrescentar equilíbrio ao FC Porto: na teoria, dá mais segurança defensiva do que Manafá e Maxi e acrescenta mais opções ofensivas do que Éder Militão. O internacional argentino ganha nas interceções, nos desarmes e nos alívios, mas precisa de melhorar ao nível dos duelos defensivos.
Até disputou mais do que os laterais-direitos mais usados por Sérgio Conceição, mas apresenta uma taxa de sucesso inferior, assim como tem um maior número de perdas de bola no seu meio-campo. Mas isso é uma consequência direta do estilo de jogo do Racing de Avellaneda, que pode ser corrigida no Dragão.
Ricardo Zielinski, treinador que trabalhou com Saravia durante três anos no Belgrano, considera-o "um lateral ao estilo antigo brasileiro, com uma projeção incrível e determinante na zona ofensiva" e os números ajudam a confirmar esta opinião, embora haja um dado impossível de contornar: não tem um único golo marcado em toda a carreira como profissional.
Saravia vai chegar ao Dragão com 131 jogos de experiência no futebol argentino sem ter balançado as redes e com apenas seis assistências. Porém, em relação aos laterais-direitos portistas, só remata menos do que Militão e só faz, em média, menos cruzamentos do que Manafá que, como se sabe, é lateral que dá bastante profundidade. O momento da decisão no último terço é uma das questões que Sérgio Conceição irá, seguramente, trabalhar com o defesa durante a pré-temporada.
10996116
No fundo, e em resumo, Conceição ganhará um jogador que está a meio termo entre Militão e Manafá e até pode evitar o recurso às substituições constantes na posição durante os jogos, em função das necessidades da equipa, como sucedeu na época finda.
Voltando à Copa América, a data de apresentação ao serviço no Dragão é ainda uma incógnita. A prova decorre entre 14 de junho e 7 de julho. Em todo o caso, mesmo que vá à final, se só tiver uma semana de descanso depois disso, Saravia ainda estará disponível para integrar o estágio que o FC Porto vai realizar, pelo terceiro ano seguindo, em Lagos.