Em conversa com O JOGO, João Aroso apontou a capacidade de romper linhas em progressão e o sentido de finalização como fatores que "convidam" à sequência da aposta nos próximos jogos
Corpo do artigo
Fazendo jus ao estatuto de reforço mais caro do Sporting até ao momento, Pedro Gonçalves foi um dos melhores em campo no particular diante do Portimonense e promete baralhar as contas de Rúben Amorim.
Habituado a jogar como 8, o reforço tem-se chegado à frente no 3x4x3 de Rúben Amorim e a assistência para o golo de Tiago Tomás foi uma declaração de intenções de um surpreendente concorrente a uma posição de apoio direto ao ponta de lança onde também podem jogar Jovane, Vietto e Nuno Santos.
Espectador atento dos primeiros passos da versão 2020/2021 do Sporting, João Aroso garantiu a O JOGO que as características de Pote validam a aposta do treinador em utilizá-lo mais perto da baliza adversária.
"No 3x4x3 de Rúben Amorim, o Pedro pode jogar numa posição de apoio ao avançado centro, como fizeram Jovane e Vietto na última temporada. Isto porque é um jogador com chegada à área, boa finalização, velocidade e uma capacidade de movimentação entre linhas, virtudes importantes para quem é utilizado naquela posição. A capacidade de romper linhas em progressão faz-me acreditar que estamos perante uma excelente contratação", afirmou o técnico responsável pelos sub-20 de Marrocos.
A subida no terreno do médio contratado ao Famalicão acaba explicada por uma difícil coabitação com Wendel no miolo. "É claro que também pode desempenhar o papel de médio que, normalmente, é do Wendel. Rúben Amorim costuma apostar num jogador mais posicional [Matheus Nunes] e em outro de transporte de bola, como o Wendel. No Famalicão, o Pedro jogou como médio interior em 4x3x3, mas, em determinada altura, jogou em duplo pivô tendo alguém mais posicional ao seu lado. No miolo acho que pode ser uma opção ao Wendel", referiu João Aroso.
Este também referiu que o Sporting ganhou um jogador extremamente "fiável": "Um dos pontos fortes do Pedro é a regularidade. Jogou sempre a um nível bastante elevado e isso indica uma consistência que transmite uma fiabilidade muito grande."
12565373
Famalicão foi o "estágio" perfeito
João Aroso acredita que a adaptação de Pote ao Sporting vai ser "suave" à conta da experiência em Famalicão, na última época: "Estamos a falar de clubes de dimensão diferente, mas ele vem do Famalicão, que também tem uma massa adepta apaixonada e exigente. O clube fez uma grande época, jogou um futebol ofensivo e de qualidade e apresentou uma grande diversidade tática. Esse fator faz-me acreditar que o jogador está preparado para dar resposta num sistema diferente, mas que também está associado a um futebol ofensivo."