Se o histórico tivesse força de lei para o futuro, o Benfica perderia dois dos quatro pontos de vantagem para o FC Porto até final do campeonato. Ainda assim, suficientes para conquistar o título.
Corpo do artigo
O Benfica vai perder pontos, mas não os suficientes para perder o título.
Esta é a principal conclusão do nosso estudo que contabilizou a média de pontos nos confrontos com os adversários que os três candidatos ao título têm pela frente até final da I Liga.
Analisamos os resultados obtidos nas últimas 28 épocas - desde 1995/96, temporada a partir da qual as vitórias passaram a valer três pontos - e somamos a média de pontos em cada uma das jornadas, tendo em conta essa amostra.
A hipótese é académica, claro, mas se a tendência se mantivesse conclui-se que o Benfica perderia cerca de dois dos quatro pontos de vantagem para o FC Porto o que parece dar força à teoria de que o calendário dos encarnados é mais complicado do que o dos dragões.
Entretanto, o Braga conquistaria 8,6 pontos até final, o que faria com que mantivesse o mesmo terceiro lugar, quando faltam cinco partidas jornadas até final.
Curiosidades
47,2% de acerto no cruzamento O segundo jogador com a maior taxa de acerto de cruzamentos é Pepê. O faz tudo da ala portista consegue encontrar caminho para os colegas de equipa em 47,2% das vezes. Tiago Gouveia (Estoril) é o primeiro, 48,8%.
4.ª assistência A assistência de Adán (Sporting) para o golo de Arthur foi a quarta de um guardião, na I Liga. As outras três foram conseguidas por Arruabarrena (Arouca), por Rafa Oliveira e Varela (ambos do V. Guimarães).
16 jogos sem ganhar O Santa Clara está perto de somar meio campeonato sem triunfos. Não ganha há 16 jogos e a última vitória foi conseguida frente ao Estoril (3-1, na 13.ª jornada), em meados de novembro passado.
1.ª reviravolta O Famalicão operou a primeira reviravolta de uma equipa que sofre os dois primeiros golos num jogo. Já aconteceram outras 29 em que a equipa perdia pela diferença de um golo e o Gil Vicente é a equipa com mais recuperações: quatro.
3.º penálti defendido O guarda-redes Arruabarrena (Arouca) é o único a defender três penáltis nesta época, na I
Liga. Segurou os de Boateng (Rio Ave, 13.ª jornada); Pedro Gonçalves (Sporting, 28.ª) e Samu (Vizela, nesta 29.ª).