Avançado conquistou rapidamente Carlos Carvalhal e foi o jogador mais rematador diante do FC Porto, na primeira meia final da Taça de Portugal. Antecipou até o golo de Fransérgio.
Corpo do artigo
A concorrência volta a ser apertada para Abel Ruiz. Enquanto Paulinho se debateu com problemas físicos e já depois de se ter mudado para o Sporting, o avançado espanhol tornou-se incontestável na posição 9 do ataque do Braga, mas foi uma fase passageira.
Emprestado pelo Sporting no âmbito da transferência de Paulinho, Andraz Sporar foi recebido de braços abertos por Carlos Carvalhal e rapidamente mostrou ser uma opção válida, marcando presença no jogo com o Portimonense (como titular) e no recente duplo confronto com o FC Porto, primeiro para a liga (suplente utilizado) e depois para a Taça de Portugal (outra vez como titular).
Foi, aliás, no segundo embate com os azuis e brancos que o ponta de lança mais se evidenciou, ao cotar-se como jogador com mais remates somados (cinco).
Num desses disparos, o ponta de lança chegou mesmo a desviar de cabeça ao poste e foi precisamente na sequência desse lance que Fransérgio assinaria o golo do empate, numa recarga. Só em duas ocasiões, nesta temporada, o poder de fogo de Sporar foi superior: ainda pelo Sporting, colecionou sete disparos numa partida com o Mafra, para a Taça, e seis frente ao Tondela, para o campeonato. A vontade de se estrear a marcar pelos bracarenses é grande e a espera não deverá ser longa para quem tem uma média de 2,44 remates à baliza por jogo nesta temporada. Já Abel Ruiz tem uma média de 1,95 remates, sendo um avançado mais consistente do que Sporar pelas ações bem sucedidas por jogo (56,38 contra 47,74) e pelos passes certos (19,74 contra 14,4) e pelas recuperações de bola (3,03 contra 1,73). São características de um jogador que se envolve mais na construção de jogo.
Salários de Sporar são pagos pelo Sporting e o Braga pode acionar a opção de compra de 7,5 milhões de euros
Sendo um finalizador nato, o internacional esloveno destaca-se ainda pela capacidade de luta, ganhando mais duelos por partida (21,55) do que Ruiz (18,96). O jogo aéreo é um dos pontos fortes do reforço dos bracarenses e, como reflexo disso, tem uma média de 5,54 duelos ganhos nas alturas, superior ao registo do avançado proveniente do Barcelona (2,83). Por tudo isto, os elogios de Carvalhal, à chegada de Sporar, ganham agora maior sentido. "Tem personalidade e atitude. É um guerreiro. E estar motivado é muito importante, muitas vezes eleva o jogador para um nível ainda maior. Vai, com certeza, imprimir qualidade à nossa equipa", vaticinou.