"O que gosto mais no FC Porto é que a cultura e a identidade são muito claras"

FC Porto empatou em Madrid
EPA
Pepijn Lijnders, adjunto de Jurgen Klopp, fala em exclusivo com O JOGO sobre o ex-clube e aponta o que mais lhe chamou a atenção no empate dos dragões frente ao Atlético de Madrid
O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões ditou que FC Porto e Liverpool se defrontassem, amanhã, pela quinta vez no espaço de três anos. Para Pepijn Lijnders, será mais uma oportunidade de tomar o pulso ao ex-clube. O holandês já esteve nos primeiros quatro como adjunto de Jurgen Klopp e, em conversa exclusiva com O JOGO durante uma pausa no almoço de família, refere que vê nos portistas a mesma competitividade da altura.
Treinador da formação portista entre 2007 e 2014 e criador do grupo Potencial Jogador de Elite, o holandês olha com orgulho para a evolução de Fábio Vieira e defende que Grujic deu passo certo na carreira
Que diferença encontra entre este FC Porto e o que defrontou nas épocas de 2017/18 e 2018/19?
-O que gosto mais no FC Porto é que a cultura e a identidade são muito claras. A equipa que defrontámos na altura estava recheada de talento e muitos chegaram ao topo do futebol europeu. O atual FC Porto também tem muito talento e provou ser competitivo contra as equipas mais fortes da Europa. Isso prova que, com a continuidade do processo e da estrutura, podes sempre alcançar a consistência.
Além da competitividade, o que mais o impressionou no jogo com o Atlético de Madrid?
-A equipa foi muito madura no controlo dos diferentes momentos do jogo e sempre muito perigosa quando conseguia ganhar a bola e sair para o contra-ataque. Mas a união foi impressionante.
Que jogo prevê para amanhã: um jogo aberto ou mais parecido com o Atlético de Madrid-FC Porto?
-Antes de mais, será fantástico estar de volta ao Dragão. Só posso falar com enorme respeito e responsabilidade sobre o clube e a estrutura. Em relação à pergunta, tenho a certeza é de que as duas equipas vão querer ganhar o jogo e que o vão querer controlar, sendo dominantes em cada momento.
"Este FC Porto tem muito talento e provou ser competitivo contra os mais fortes da Europa"
Acredito que o conhecimento do FC Porto seja imenso, até porque Jurgen Klopp disse que gostava de ver o campeonato português. De onde vem este interesse? É por influência do Pepjin e do Vítor Matos?
- [risos] Normalmente vemos jogos em direto na véspera dos nossos jogos. Vemos jogos de vários campeonatos: Série A, Bundesliga, La Liga, Championship e também do campeonato português. Mas o que eu acho que o Jurgen [Klopp] quis dizer é que aprecia o facto de as equipas portuguesas terem uma ideia de jogo e serem bem organizadas. É daí que vem o interesse.
