O ponto de situação de Sérgio Conceição: Nápoles, os valores e a crença do FC Porto
Contrato milionário de dois anos à espera de resposta do técnico, que não terá ainda comunicado qualquer decisão a Pinto da Costa. Em Itália dizem que está feito e não há marcha atrás.
Corpo do artigo
O Nápoles apareceu em força por Sérgio Conceição, mas à hora do fecho desta edição o processo que envolve o treinador e o FC Porto não tinha sofrido qualquer avanço concreto, pelo menos de forma pública.
13757972
A manhã azul e branca foi abanada com a notícia do "Corriere dello Sport", que garantia já haver acordo total entre napolitanos e técnico para que este sucedesse a Gattuso e até que quarta-feira poderia ser o dia da oficialização do negócio, à boleia da viagem de Sérgio a Itália, país que costuma visitar em período de férias. A notícia caiu como uma bomba e agitou o Dragão. O treinador foi o assunto do dia nas várias plataformas noticiosas de Portugal e Itália e foi "trending topic" no Twitter, ou seja, um dos mais pesquisados. E hoje é capa desse jornal. "Ponto de viragem com Conceição", escreve o Corriere, reforçando que o português chega amanhã para ser apresentado. "Chega Conceição para o banco", noticia o Tuttosport. Só o "Il Mattino" é mais comedido e titula que falta desatar o "nó do FC Porto".
Durante o dia, a restante imprensa italiana acabou por avançar no mesmo sentido, tendo em conta a credibilidade que o dito jornal costuma ter quando se trata de assuntos que têm que ver com o presidente Aurelio De Laurentiis. Em Portugal, fontes ligadas ao FC Porto desmentiram a informação de que houvesse qualquer tipo de compromisso. E, no Dragão, mantém-se a convicção de que nada será tratado antes da conversa pessoal com Pinto da Costa que, ao que O JOGO apurou, deve acontecer hoje no Estádio do O presidente tem a renovação prometida desde o final da época... 2019/20. Ao longo dos últimos 10 meses, anunciou várias vezes, de forma convicta, a crença de que a assinatura de um novo vínculo seria breve. Já em 2021 passou a remeter para o final da temporada, que chegou há quase uma semana. Sem novidades, entretanto, ainda que o líder do clube queira definições breves.
Sérgio Conceição Italianos garantem que o treinador chega na quarta-feira para assinar. FC Porto nada sabe
Ao que O JOGO apurou, o Nápoles teve o primeiro contacto com a hipótese Sérgio Conceição via Jorge Mendes. O super agente não é empresário de Sérgio Conceição mas ajudará a gerir a sua carreira e a encontrar possibilidades que possam interessar ao treinador do FC Porto. O Nápoles, claramente, é uma delas, até pela forte ligação de Conceição ao futebol italiano e à escassez de convites para níveis superiores. A Juventus pensa manter Pirlo, o Inter foi campeão com Conte e Pioli fez um brilharete no AC Milan. Quanto à Roma, Tiago Pinto já contratou Mourinho e a Lázio, clube pelo qual Conceição torce, parece neste momento estar um patamar abaixo do clube que Maradona celebrizou. Os napolitanos estiveram quase a entrar na Liga dos Campeões, mas perderam o acesso na última jornada. Há quem especule que esse será o pormenor que faz o técnico duvidar, mas não temos essa informação como confirmada.
Contrato de 5,5 milhões de euros em cima da mesa
O que podemos garantir - e escrevemos anteriormente em duas ocasiões - é que o Nápoles tinha Conceição na agenda e pensava avançar para ele. O momento chegou e cabe ao treinador tomar uma decisão. Em Itália, dizem, é para ganhar 5,5 milhões de euros brutos em cada um de dois anos de contrato, pouco mais de quatro milhões limpos, o dobro do que aufere no Dragão. Significativo, como significativos são os oito milhões que o Al-Hilal oferece. A Arábia Saudita não é um plano que interesse, para já, ao treinador, mas mantém-se em pé.
Crença na renovação e mercado em suspenso
O FC Porto vai-se mantendo na expectativa, mas continua a acreditar que é possível renovar com o treinador e está disposto a assegurar-lhe condições para que a próxima época seja mais bem sucedida. Apesar de vários nomes terem aparecidos ligados à sucessão, de Vítor Pereira a Luís Castro e Nuno Espírito Santo, nesta altura nenhum contacto nesse sentido foi estabelecido. O próprio ataque ao mercado e a gestão do futuro de alguns jogadores está condicionado pela resolução do tema mais quente do momento. Especulação continua a haver muita, mas certezas só Sérgio Conceição terá neste momento. E há um mês que o treinador não se pronuncia por decisão pessoal, na sequência da expulsão em Moreira de Cónegos, no jogo que afastou de vez o FC Porto do título.