O plano com Amorim: "25 futebolistas da B jogaram na equipa principal do Sporting"
Filipe Çelikkaya falou sobre a sua passagem pelos bês dos leões.
Corpo do artigo
Filipe Çelikkaya, treinador que acabou de sair da equipa B do Sporting, após quatro épocas, revelou, numa entrevista à "Sky Sports", o plano estratégico que traçou com Rúben Amorim para fornecer e fortalecer a equipa principal dos leões.
"Pensamos da mesma forma, comportamo-nos da mesma forma, entendemo-nos muito bem. Convidou-me para fazer parte de algo que achávamos que poderia ser ótimo e não estávamos errados. Em quatro anos, 25 futebolistas da equipa B jogaram na equipa principal. Estar tão ligado à equipa principal não é habitual. Poucos clubes fazem isso. Mas o Sporting é conhecido pela sua educação dos jovens e pela formação de jogadores. Quiseram esforçar-se mais nesse sentido. Trabalhámos nisso todos os dias. É muito trabalho, desde o recrutamento, à metodologia e à fase de transição em que entrei. Desenvolver a pessoa, bem como o jogador, é uma grande prioridade para o Sporting. Quando se treina crianças, é preciso ensiná-las, e não apenas sobre futebol. É sobre a vida, sobre o ser humano. Se fores uma boa pessoa, provavelmente estarás mais aberto a ouvir e a aprender. E, assim, é mais fácil trabalhar com eles", afirmou o técnico, de 39 anos, que chegou a ser colega de equipa de Rúben Amorim nos juniores do Belenenses.
Filipe Çelikkaya deu ainda mais pormenores sobre o ciclo dos futebolistas que orientou nos bês da turma de Alvalade. "Em média, um jogador da equipa B do Sporting treina com a equipa principal 40 vezes por ano. É fantástico para eles. Portanto, não é só o meu trabalho. É o nosso trabalho em conjunto. A sociedade mudou por causa dos telemóveis, mas nós certificamo-nos de que os nossos jogadores apertam a mão a todos, olham-nos nos olhos e perguntam-lhes como estão. Não se pode permitir que essas coisas desapareçam, porque o futebol é um desporto coletivo. Todos dependem uns dos outros", completou.
De acordo com o presidente Frederico Varandas, Rúben Amorim irá continuar a orientar o Sporting na próxima época. Porém, para Filipe Çelikkaya, o antigo futebolista do Benfica será bem-sucedido em qualquer lado. "O Rúben vai ter sucesso onde quer que esteja, porque tem conhecimento e é uma pessoa muito boa. Cria um ambiente muito bom. É fantástico. Esse é um dos seus segredos", rematou.
Recorde-se que Filipe Çelikkaya chegou ao Sporting em 2020, logo depois de Rúben Amorim.