O planeta nas mãos de Diogo Costa: "Ele não é mais um, é ousado e não se encolhe"
Defesa espantosa a fechar a primeira parte do jogo com o Inter deu que falar a nível global. Helton coloca o jovem guarda-redes no "top-5" do mundo
Corpo do artigo
Minuto 45'+3' do Inter-FC Porto, em Milão: Dimarco bate um livre lateral, Bastoni cabeceia e, após ligeiro desvio em Uribe, a bola só não entra na baliza dos dragões porque Diogo Costa faz uma defesa espetacular. Pepe, mais do que habituado a estas andanças, levou as mãos à cabeça, assim como vários jogadores nerazzurri, numa demonstração de espanto partilhada pela Imprensa internacional.
Histórico do FC Porto refere, a O JOGO, que sente "orgulho" ao ver o internacional português "representar tão bem" a herança deixada por ele e outros nomes grandes. "É ousado e não se encolhe", atira.
Na Europa e do outro lado do Atlântico, a intervenção do portista, tipo guarda-redes de andebol, ainda que insuficiente para evitar a derrota (1-0), mereceu honras de destaque. "Um milagre", escreveu o canal brasileiro "TNT Sports", com o jornal espanhol "El Mundo" a falar numa "das melhores defesas" da Liga dos Campeões 2022/23. Um momento de excelência de alguém que, aos 23 anos, já tem lugar na elite mundial de guardiões e vai aumentando a sua cotação. "Já o vejo no 'top-5', porque é um atleta que marca a diferença. O Diogo não é mais um, tem demonstrado cada vez mais personalidade. É ousado no momento certo e não tem receio, não se encolhe. Sai da baliza, constrói a partir de trás e é seguro entre os postes", afirma Helton, em exclusivo a O JOGO.
"Tranquilidade [de Diogo Costa] não surpreende. Nada. Recordo-me de vê-lo na formação e sempre foi assim"
O antigo dono e figura incontornável da baliza do FC Porto refere-se a Diogo Costa como "um craque", ao nível de nomes como Alisson e Ederson, e detalha que a defesa do internacional português não se explica somente pelo instinto. "Há ali muito trabalho e atenção redobrada, porque é preciso ser-se muito, muito rápido para reagir assim. São milésimos de segundo... E o posicionamento do Diogo foi ótimo. Digo isto porquê? Por causa da velocidade de reação. O tal reflexo de que toda a gente fala é fruto de muito trabalho e atenção. O instinto resulta do trabalho que ele tem feito", salienta o ex-internacional brasileiro, que não ficou surpreendido ao ver a postura serena do jovem guarda-redes num palco histórico do futebol mundial: o Giuseppe Meazza. "Recordo-me de ver alguns jogos dele na formação e sempre foi assim. Sempre teve seriedade e tranquilidade. Foi algo que conquistou e manteve, que é o mais difícil, face à pressão e exigências que vão surgindo ao longo da carreira", prossegue.
Helton representou o FC Porto entre 2005 e 2016 e, na reta final do período que passou nos azuis e brancos, ainda chegou a partilhar o relvado com Diogo Costa em alguns treinos. Como tal, volvidos, sete anos, é "com muito orgulho" que vê o aprendiz carregar com dignidade uma herança que passou pelas suas mãos, além das de nomes como Vítor Baía e Casillas. "O FC Porto conseguiu encontrar alguém dentro de casa, que trabalhou connosco, e que representa a posição de guarda-redes tão bem", afiança o histórico.
15899104
Sobre o futuro de Diogo Costa, remete para "o trato cuidadoso" do clube. "Sabemos da procura que há por atletas como o Diogo, mas tudo tem um valor e não falo só do monetário. É o ser referência numa equipa, como ele é. O FC Porto sempre tratou esses assuntos da melhor forma e acredito que neste caso será igual", sublinha. Diogo, recorde-se, tem contrato até 2027 e está blindado por uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros. No entanto, as exibições que vai colecionando, principalmente as que faz no palco da Champions, só vão aguçar o apetite dos colossos, nomeadamente ingleses. Algo que, de resto, o diário "As" referiu. A verdade é uma: além de evitarem golos, as mãos de Diogo Costa já agarraram a atenção do mundo.
Revista de Imprensa
TNT Sports: "Após cobrança de falta, Bastoni desvia e Diogo Costa faz um milagre"
beIN Sports: "Diogo Costa acabou de fazer a defesa da semana! Pouco antes do intervalo, o guarda-redes do FC Porto intervém na frente de Bastoni com uma louca defesa por reflexo"
Corriere dello Sport: "Recebe aplausos numa cabeçada de Bastoni. Todos dizem que pode ter um grande futuro. Bem, no San Siro, mostrou todos os seus talentos quando foi incomodado"
El Mundo: "Com apenas 23 anos, Diogo Costa parece ter lugar garantido na mais alta elite. Antes do intervalo, a sua reação de braço e cotovelo ao cabeceamento de Bastoni, que tropeçou nas costas de Matheus Uribe, foi uma das melhores defesas desta Liga dos Campeões"
15899133
AS: "As duas equipas com a mão na cabeça: a defesa do guarda-redes por quem vai lutar meia Premier League. Os especialistas do mercado estão convencidos de que Diogo Costa vai deixar o FC Porto este verão e ainda mais se fizer defesas como esta maravilha com Bastoni"
La Gazzetta dello Sport: "O reflexo no cabeceamento de Bastoni foi quase desumano, é difícil de explicar com a lógica"
Olé: "O empate resistiu durante 85 minutos por culpa dos guarda-redes. Diogo Costa, do FC Porto, deu um palmadão, de puro reflexo, no final da primeira parte"