O perfil do novo treinador do V. Guimarães: "Não precisa de alterar o tom de voz"

Bino já orientou o treino desta segunda-feira do V. Guimarães
Reprodução/Facebook Vitória Sport Clube
A forte liderança que demonstra e a aposta numa filosofia de jogo interessante levaram a SAD presidida por Miguel Pinto Lisboa a escolher o treinador da equipa B, Bino Maçães, para suceder a João Henriques ao leme da principal. Tem contrato até 2022.
Bino Maçães orientou na segunda-feira o primeiro treino da equipa principal do Vitória de Guimarães, poucas horas depois de ter sido convidado pelo presidente Miguel Pinto Lisboa para suceder a João Henriques, que tinha entrado para o lugar de Tiago Mendes à quarta jornada. O antigo internacional português, 48 anos, deixa o comando técnico da equipa B e vai tentar ainda o acesso à Liga Europa.
13537105
O novo treinador conhece bem a realidade do clube onde chegou a meio da época passada e com o qual tem contrato até 2022. Agora é aposta da SAD, satisfeita com o trabalho que estava a realizar na equipa B. Os responsáveis do Vitória consideram que se trata de um líder nato e com uma filosofia de jogo interessante. Bino é apreciador do 3x4x3, sistema que implementou na equipa B, com três centrais dois laterais ofensivos, dois médios e um ataque com dois alas e um ponta de lança.
Sem tempo a perder, porque a estreia na Liga NOS está marcada para sexta-feira, em Portimão, vai falar aos jornalistas apenas na quarta-feira.
Outrora médio, Bino jogou no Varzim, FC Porto, Rio Ave, Salgueiros, Belenenses, Marítimo, Sporting, Tenerife (Espanha) e Moreirense. Foi em Moreira de Cónegos que terminou a carreira de futebolista e onde trabalhou com Vítor Paneira. O antigo treinador dos cónegos e ex-capitão do Vitória de Guimarães aplaude a escolha de Bino para suceder a João Henriques. "Depois de ter feito uma carreira excelente como futebolista, tendo chegado a internacional A, acabou em Moreira de Cónegos, até porque o sogro é dali. Na altura em que trabalhei com ele, no segundo escalão, teve algumas lesões, mas via-se que era um jogador muito inteligente, um líder natural que não precisava de se impor. Sempre foi muito calmo e sensato. Percebia-se que tinha um sentido de liderança. Não precisa de alterar o tom de voz e a sua mensagem passa facilmente", descreve.
"Gosta que as suas equipas joguem bem e os adeptos do Vitória apreciam um futebol de qualidade e sem medo"
Vítor Paneira acredita que "o Vitória fez uma excelente aposta", tendo mesmo feito uma revelação a O JOGO. "Posso confidenciar que lhe enviei uma mensagem a desejar boa sorte e que tenho a certeza que vai ter sucesso no Vitória", contou, e destacou mais algumas qualidades que o levam a acreditar que o ex-jogador vai ter sucesso no comando técnico da equipa vitoriana: "É uma pessoa que tem bom senso, calmo, percebe de futebol e é um excelente profissional. Dedica-se de um forma extraordinária ao trabalho."
Vítor Paneira lembra ainda que "não é fácil ser treinador e ser jogador do Vitória, porque a exigência é enorme", mas a confiança no novo líder é enorme: "O Bino vai ter um bom enquadramento, porque ele gosta que as suas equipas joguem bem e os adeptos do Vitória apreciam um futebol de qualidade e sem medo."
