Pedro Mendes até já brilhou na Liga Europa. Mas não foi inscrito na I Liga no início da época. Conheça mais sobre o goleador que odiava... goleadas
Corpo do artigo
Não foi inscrito na Liga e marinou durante quatro meses nos sub-23. O JOGO conta-lhe, com a ajuda do seu primeiro treinador, a história de quem odiava resultados avolumados, sinónimo de substituição.
Pedro Mendes tem brilhado nos sub-23, com 14 golos nos 18 jogos que soma na Liga Revelação
Está encontrado o primeiro reforço de inverno do Sporting: tem 20 anos, é ponta-de-lança e chega... do Sporting. Calma, não se baralhe, porque estamos a falar de Pedro Mendes, o artilheiro dos sub-23 que só não apareceu mais vezes no grande palco porque não foi inscrito nas provas internas.
O JOGO andou a vasculhar no baú do jovem futebolista e encontrou algumas histórias, as mais sui generis contadas pelo seu primeiro treinador, Tozé Mendes, que hoje dirige os sub-23 do Vitória de Guimarães.
Foi precisamente ali que o miúdo, franzino mas já de rabo de cavalo, começou a dar os primeiros toques a sério na bola, nos benjamins (sub-10). Altura de aprender? Sim, mas também de amuar, porque... ser substituído sempre foi um problema para o avançado.
Nos quatro jogos que regista na Liga Europa, o 55 apontou um golo contra o PSV. Demorou apenas 72 segundos
"Desde miúdo que tem um enorme espírito competitivo. E isso via-se no Vitória, porque quando tínhamos uma vantagem mais confortável, se estávamos a golear, eu tirava-o para dar oportunidade a outros e ele ficava chateado [risos]", lembra Tozé Mendes, que acabou por perder o rasto ao seu artilheiro quando este abandonou os conquistadores e se juntou ao Moreirense - reencontraram-se mais tarde, mas como adversários, na Liga Revelação.
"Lembro-me perfeitamente de um jogo contra o Braga, em que estávamos a golear e que o tirei. Não gostou e ficou chateado! Isso só demonstra o quanto gosta de jogar futebol", explica.
Tamanha era a paixão de Pedro pelo esférico que para trás deixou - a meio gás, diga-se - a admiração que tinha pelas corridas de mota, partilhada com o pai, ídolo maior. Ora veja (abaixo) as fotografias exclusivas do ainda petiz Pedro ao colo do progenitor, Fernando; mas também cheio de estilo, em casa, com um pé na mota. Foi de "boleia" até ao Sporting...
"Liga Revelação já é pequena"
Alterando o registo da conversa que o nosso jornal teve com um dos homens que ajudou a formar Pedro Mendes, é taxativa a ideia de que a Liga Revelação já está demasiado pequena para tanta expressão. Titular nos 18 jogos em que participou, o avançado apontou 14 golos, sendo ainda hoje o melhor artilheiro da prova "trampolim" com mais dois tentos que Luís Lopes, futebolista do Benfica.
"A Liga Revelação já é, de facto, pequena para ele. Está a trabalhar a tempo inteiro com o plantel principal do Sporting e com a inscrição na próxima janela vai redefinir os seus objetivos. Aliás, foi isso que sempre fez, daí ser um exemplo de perseverança, mesmo quando teve de sair de clubes sem ser pelo seu próprio pé [caso do Vitória].
Num registo competitivo, Tozé Mendes valida passo natural. Silas vai ganhar um exemplo de atleta
Adaptou-se bem ao Moreirense e vejam onde chegou, ao Sporting", atirou Tozé Mendes, concretizando: "Mesmo não podendo jogar com maior regularidade na equipa principal, continuou o seu caminho nos sub-23, trabalhando da mesma forma e marcando golos. Nunca tirou o pé do acelerador. Qualquer outro teria relaxado..."Fica o abraço do técnico, que lhe deseja o Mundo e cujas dúvidas de sucesso no palco maior do leão... são poucas.
A braçadeira que lhe assenta bem
Quem liderou Pedro Mendes reconhece-lhe tranquilidade tal que chega a cativar quem o rodeia. Por isso mesmo é que por onde passou usou a braçadeira de capitão: sem querer ser protagonista, teve sempre um dom natural para transmitir as mensagens necessárias dentro de campo, mas também nos treinos, onde o empenho e as muitas horas de trabalho o trabalhavam como exemplo a seguir pelos seus colegas. "Não me surpreende que já esteja a treinar na equipa principal. Aliás, sempre foi uma referência por onde passou", revela Tozé Mendes.
11662820
Ibra: estilo e maneira de pensar
Pedro Mendes confessou, numa entrevista ao nosso jornal no final da última temporada, que para além de Cristiano Ronaldo, também Zlatan Ibrahimovic figura no seu olimpo de deus do futebol.
Se CR7 é mais ou menos consensual na maioria dos craques portugueses, o sueco aparece nas escolhas do ponta-de-lança pela forma como pensa o futebol, aliando o diferencial ao foco que coloca em todas as suas ações. Não é só o cabelo que nos faz lembrar de Ibra quando olhamos para Pedro Mendes: o jovem trabalha segundo o "manual" deste figurão.