O nutricionista italiano que mudou a vida de Messi e ajuda à energia de Otamendi
Giuliano Poser, de 69 anos, definiu a rotina alimentar de Messi para este acabar com os vómitos e as lesões que tinha. Demichelis, Higuaín, Dybala e Aguero e outras estrelas também recorreram aos seus serviços
Corpo do artigo
O jornal Olé revela o segredo por trás do que classificam como "Iron Otamendi", ou Otamendi de ferro: o médico italiano Giuliano Poser, de 69 anos, com cujos conhecimentos complementa o trabalho de preparação física do Benfica.
É este especialista em medicina do desporto, alimentação e cinesiologia, que definiu a rotina alimentar do defesa do Benfica, à base de frango, peixe, saladas e muita água. O objetivo é reduzir o stress, aumentar a energia e prevenir lesões: "Vivemos numa época em que os alimentos têm demasiadas impurezas e isso reflecte-se na resistência ao stress, no nível de energia e na recuperação de energia. Não sou um mágico, um feiticeiro ou um guru, detesto esses rótulos. Gosto de ser considerado como um médico especialista em medicina desportiva."
Demichelis contou por que o recomendou a Messi: "Quando conheci o dr. Poser, aprendi a comer e foi por isso que tentei convencer o Leo [Messi] a ir ter com ele."
Numa reportagem antigo com o Corriere Della Sera, Giuliano Poser, que trabalhou na Udinese e no Palermo, explicou como lidou com Messi: "Eu ajudo, explico, mas quem vai ao ginásio é o Leo, quem descansa é o Leo, quem sabe o que comer e quando, é o Leo. De repente, ele viu-se numa encruzilhada. Disse-lhe 'se queres continuar a ser um Bola de Ouro, tens de mudar’. Não se trata de mudar a dieta de um jogador ou de uma pessoa, trata-se de ter um estilo de vida completamente novo. Não vou transformar alguém num profissional, muito menos num fenómeno como o Messi, comendo de uma determinada forma. Posso fazer com que ele continue a ser Messi durante algum tempo. Afino uma máquina fantástica comendo alimentos orgânicos, com uma variedade de cereais crus, frutas e legumes da época, nozes não torradas, azeite virgem extra, ovos e peixe fresco. O importante é manter os alimentos tão pouco processados quanto possível."
Pelo seu escritório de Sacile passaram figuras de várias modalidades. Com ele também trabalharam Demichelis, Higuaín, Dybala e Aguero, além de ciclistas e esquiadores. Poser recorre a "exercícios compostos e terapias emocionais, com a ajuda de psicoterapeutas e a utilização de flores de Bach", e é contra anti-inflamatórios e analgésicos.
Fabio Rossitto, que jogou na Udinese e no Nápoles, contou como é o processo de Giuliano Poser: "O primeiro passo é um teste em que ele vê como o teu corpo responde e reage. Ele coloca uma ampola de comida no estômago para medir os níveis de força muscular. Depois, contrapõe essas ampolas aos seus músculos; se, por exemplo, não conseguir levantar um braço ou uma perna, então esse tipo de alimento prejudica-o e é negativo para si. Ele tem uma capacidade tremenda de chegar à raiz dos problemas."