O negócio real do jogo virtual: "O FC Porto-Tottenham teve 300 mil espectadores"
A SoccerSoul eSports já contratou dois jogadores de FIFA e pensa chegar às provas internacionais. Jorge Fernandes (Kasimpasa), João Costa (Granada) e Luís Mata (FC Porto B) foram impulsionadores
Corpo do artigo
Hélio Martins é empresário de jogadores de futebol e, desde a semana passada, o primeiro representante português também de jogadores de futebol... virtual. Isso mesmo. A SoccerSoul, empresa que representa jogadores de futebol, criou um novo departamento unicamente virado para os eSports e de olho no negócio e na expansão internacional de uma realidade que o confinamento exponenciou. A ideia até começou por ser de três jogadores representados pela Soccersoul, todos colegas na formação do FC Porto: Jorge Fernandes (Kasimpasa), João Costa (Granada) e Luís Mata (FC Porto B).
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2020/05/whatsapp_video_2020_05_08_at_17_38_20200508182126/hls/video.m3u8
Hélio aceitou o repto e os quatro constituíram então a nova empresa. Para já, será o agente a tratar de todo o processo. "O projeto foi pensado por esses jogadores no período de quarentena. Havia mais tempo para pensar e fizemos alguma competição para entretenimento. Depois, resolvemos dar este passo, fazer dos jogos virtuais algo mais sério. Procurámos ser diferentes e aproveitar este momento em que o digital mais evoluiu. Começámos com uma equipa de FIFA, mas pensamos alargar para outros jogos", explicou-nos Hélio Martins, CEO da empresa, que assumirá todas as responsabilidades, até porque Mata, Jorge e João Costa continuam focados no futebol profissional. "Serão mais uma espécie de conselheiros, porque dominam melhor essa realidade", ri.
O agente Hélio Martins e três jogadores aproveitaram a quarentena para desenvolver ideia
Rafa Monteiro e Bruno Almeida integram o Top-10 nacional e já se vincularam à empresa. "Queremos que tenham sucesso lá fora. Pensamos em jogar provas internacionais. No futuro, vai movimentar muitas receitas e patrocinadores. Li em O JOGO, por exemplo, que o FC Porto-Tottenham em FIFA teve 300 mil espectadores. No mundo, há 450 milhões de praticantes. Em Portugal, o modelo ainda não é tão claro, mas lá chegará e esta quarentena ajudou muito", resume, ele que no passado já se havia associado, por exemplo, ao padbol, representando Bosingwa e Raul Meireles.