Pedro Emanuel treinou Wilson Eduardo na Académica e destaca o crescimento do avançado. Alcançado o melhor registo desde que chegou ao clube, com nove golos, o avançado persegue o máximo de golos da carreira.
Corpo do artigo
Wilson Eduardo atravessa um momento excecional e o golo que marcou ao Marítimo garantiu-lhe o melhor registo desde que chegou ao Braga, em 2015. O avançado soma nove golos em todas as competições - oito no campeonato e um na Taça da Liga -, tendo superado o anterior recorde de oito golos com a camisola arsenalista.
Avançado marcou cinco golos nos últimos sete jogos. Pedro Emanuel conhece-o bem da Académica e garante que Wilson Eduardo está mais maduro e mais coletivo
Colocado na ala direita, num ataque que conta ainda com Ricardo Horta, Paulinho e Dyego Sousa, Wilson Eduardo foi a figura do jogo com o Marítimo pelo golo que marcou, mas também pelo que produziu a defender e a atacar. Esteve ainda para marcar em mais duas ocasiões, mas a trave (12") impediu os festejos e um cruzamento-remate (66") também não acertou no alvo.
O nono golo na presente temporada, num belo remate, depois de uma boa jogada coletiva, não foi obra do acaso, bem pelo contrário. Wilson Eduardo atravessa um grande momento, tendo marcado cinco golos nos últimos sete jogos. A juntar a isto, soma cinco assistências esta época, duas delas no penúltimo jogo, em Setúbal, a contar para a Taça da Liga.
Alcançado o melhor registo com a camisola do Braga, Wilson Eduardo tem agora em vista o recorde de carreira, conseguido na Académica, em 2012/13, altura em que marcou 11 golos. Pedro Emanuel trabalhou com o avançado na Briosa e recordou esses momentos que viveram juntos. "Na Académica, veio para jogar e fazer a diferença, pois a qualidade estava lá mas precisava de jogar assiduamente na I Liga, e penso que o fez bem e com distinção", recordou o atual treinador do Al-Taawon, da Arábia Saudita em declarações a O JOGO.
Pedro Emanuel recorda que trabalhou com Wilson Eduardo "num momento diferente do crescimento dele como jogador". "Agora está mais maduro e mais coletivo. Está de parabéns pelos golos que tem marcado e pelas assistências que tem feito", elogiou o treinador da equipa saudita.
Os tempos são outros e o futebol de Wilson Eduardo cresceu. "Está mais completo, mas sempre teve um entendimento do jogo muito acima da média, e a forma de jogar do Braga também beneficia muito as suas características. Pode jogar nas quatro posições da frente e sente-se à vontade em todas", destaca Pedro Emanuel.
Apenas dois jogos com o Boavista
Aos 28 anos, e com um longo historial no futebol português, Wilson Eduardo poucas vezes defrontou o Boavista, adversário que reencontra domingo, em Braga. Foram, aliás, apenas dois duelos com os axadrezados, ambos pelos arsenalistas. Na primeira ocasião, em 2015/16, foi titular e saiu aos 66 minutos, num jogo disputado no Estádio do Bessa, a contar para o campeonato, e que terminou com um nulo. Na época seguinte, em Braga, novamente para a I Liga, voltou a jogar de início e marcou o último dos três golos na vitória por 3-0.