O melhor Adán de sempre: no Sporting, espanhol bateu o melhor registo da carreira
Golo sofrido com o Dortmund fechou um ciclo de 516' sem sofrer golos, a melhor marca desde a estreia no Real Madrid em 2008/09 .
Corpo do artigo
Antonio Adán renovou recentemente com o Sporting até 2024, ou seja, até completar 37 anos, e a experiência adquirida ao longo de mais de uma década ao mais alto nível está a ter reflexo no bom momento que atravessa com a camisola verde e branca.
Entre o golo sofrido na Turquia com o Besiktas e o que os alemães marcaram em Alvalade, passaram quatro jogos deixando a baliza a zero, registo que confirma o bom momento que o espanhol vive
Indiscutível na baliza dos leões, o registo que acaba de alcançar justifica a aposta imediata do clube e a confiança em que o seu rendimento se mantenha durante mais duas temporadas: ao sofrer um golo contra o Dortmund, nos descontos, Adán completou o melhor registo de imbatibilidade da sua carreira na divisão maior, desde que se estreou na equipa principal do Real Madrid em 2008/09, com um total de 516" em campo consecutivos sem sofrer qualquer golo.
Tudo começou também em partida da Liga dos Campeões, contra o Besiktas, na Turquia. Nesse encontro, Cyle Larin marcou aos 24', mas desde aí até ao golo de Malen nos descontos, na última quarta-feira, Adán conseguiu manter a baliza a zeros em quatro desafios consecutivos (Moreirense, V. Guimarães, Besiktas e Paços de Ferreira). Foi, assim, por muito pouco que Adán não alcançou pela primeira vez cinco encontros consecutivos sem sofrer, repetindo o seu melhor, de quatro. No total foram 516' sem encaixar um golo, marca que deixou para trás o seu antigo recorde: 436' no Bétis em 2014/15. Em Alvalade, na última época, o melhor que tinha conseguido era 406' seguidos sem sofrer.
Guarda-redes espanhol renovou por mais duas temporadas, ficando ligado ao clube até cumprir 37 anos
Até ao momento, o espanhol soma 54 jogos pelo Sporting, nos quais sofreu 37 golos. Foi um jogador fundamental nas conquistas recentes do clube e em 2020/21 completou 22 partidas sem sofrer golos, às quais junta mais oito na atual temporada. Neste registo, comparando com os restantes guarda-redes titulares da Liga Bwin esta época, em jogos pelos seus clubes (excluindo das seleções), o camisola um do Sporting é apenas batido pelo benfiquista Vlachodimos, que já vai em dez jogos com a baliza a zero.
A marca pessoal de imbatibilidade que o titular da baliza leonina acaba de bater também não tem rival esta época nos guarda-redes do top-5 do campeonato. Como se pode verificar no gráfico nesta página, Matheus (Braga), curiosamente o que sofreu mais golos esta época, é o que conseguiu manter-se mais tempo imbatível, mas ainda distante de Adán, com 303'. Seguem-se Vlachodimos (Benfica) com 290', Diogo Costa (FC Porto) com um ciclo que chegou aos 277' e Daniel Figueira (Estoril) com 209'.
Adán já afastou Maximiano de Alvalade. Virgínia chegou cedido para dar luta, mas o espanhol não dá hipóteses.