Agricultores, um deles na apanha da azeitona, jardineiros, veterinários, mineiros... No Mêda há de tudo. O subsídio é curto, mas a paixão pelo futebol é enorme, de tal forma que os treinos são uma alegria
Corpo do artigo
O Sporting Clube da Mêda, clube filiado na AF Guarda que disputa a Série B do Campeonato de Portugal, é caso único nos escalões nacionais e não pelos melhores motivos. Os beirões somam por derrotas os 16 jogos disputados esta temporada (15 dos quais para o CdP) e são a única formação a disputar provas nacionais que ainda não conquistou qualquer ponto. O JOGO quis conhecer melhor a equipa do Mêda e encontrou um clube amador, que treina ao final da tarde e cujos jogadores, mesmo os estrangeiros, têm outra profissão que não o futebol. No Mêda há, entre outras profissões, agricultores, jardineiros, eletricistas, um veterinário e três mineiros que, por sinal, são os três brasileiros do plantel.
O presidente João Alonso, 52 anos, que está no clube desde 2012, explicou como tem lidado com o último lugar do Mêda, que está a 18 pontos do primeiro posto acima da linha de água. "Sabíamos que íamos ter dificuldades, mas não contávamos ter zero pontos", desabafa. O orçamento do clube é de pouco mais de 100 mil euros e o Mêda é, segundo o dirigente, um clube formador que valoriza os cerca de 100 atletas que tem nas camadas jovens. E o Mêda só não tem equipas em todos os escalões porque a interioridade rouba jogadores. "Temos falta de atletas...", lamenta. Boa parte do curto orçamento é destinado a viagens, já que a equipa "faz mais de 200 quilómetros de quinze em quinze dias, enquanto isso não acontece com os adversários". "Gastámos muito dinheiro em viagens e almoços", insiste o dirigente. Apesar disso, João Alonso tentará reforçar o plantel em janeiro, e, embora veja a permanência como um cenário difícil, o presidente ainda sonha. "Uma série de três ou quatro vitórias pode mudar tudo. Merecíamos ter mais pontos", comenta.
Clube da AF Guarda perdeu todos os jogos que disputou esta época e é caso único nos escalões nacionais. A equipa é totalmente amadora
Ideia semelhante tem Rogério Afonso, o treinador. "Perdemos vários jogos pela margem mínima e as exibições não são consentâneas com os resultados", atira, dizendo que o Mêda "merecia ter, pelo menos, dez pontos". Além do mais, o grupo tem lidado com várias baixas. "Começámos a época com cinco centrais e neste momento não temos nenhum... No último encontro, joguei com oito médios, dois deles como centrais. Um dos centrais saiu no início da temporada, outro voltou ao Brasil, outro foi para os Estados Unidos e os outros dois estão lesionados", explica.
O Mêda, que venceu o campeonato da AF Guarda em 2017/18, chegou, numa primeira fase, a recusar o convite de participar no CdP devido aos custos inerentes, e isso "condicionou o planeamento".
Filipe Gusmão é um dos defesas do Mêda e chegou a Portugal em 2016 para jogar no Vila Flor. Como o subsídio que recebe no Mêda é reduzido, Gusmão trabalha, com mais dois colegas, numa mina. "Levanto-me às seis da manhã para entrar às 7h30 e saio às 16h30. Às vezes, pergunto-me se compensa o que faço", suspira. Todavia, força é o que não lhe falta para ir aos treinos. "Para treinar tenho sempre disposição", remata Filipe Gusmão, que tem a família entre Guimarães e Famalicão, apesar de morar em Mêda, e sonha, um dia, terminar o curso de Educação Física que iniciou no Brasil. O Mêda pode não ter vitórias, mas tem um grupo com muita honra.
AS PROFISSÕES
Nome posição profissão
Valter Luís Guarda-Redes Jardineiro
Marcelo Guedes Guarda-Redes Estudante
Rafael Morgado Defesa Operário Comunicações
Filipe Gusmão Defesa Operário de Mina
Cristiano Costa Defesa Operário de Máquinas
Pedro Prata Médio Estudante
Marco Marques Médio Estudante
Flávio Júnior Médio Operário de Mina
Elvis Zambrano Médio Agricultor
Tiago Barra Médio Estudante
Diogo Domingues Médio Estudante /Agricultor
Rui Santos Médio Eletricista
Cristiano Rebelo Avançado Empregado de hotelaria
João Pimenta Avançado Estudante
Rúben Reto Avançado Agricultor
Bruno Reis Avançado Operário de Mina
Bruno Aguiar Avançado Veterinário
Rogério Afonso (Treinador) Monitor Desportivo
Rafael Lopes (Treinador adjunto) Estudante