Na antevisão da estreia como treinador do Aves SAD, este sábado, em Évora, com o Lusitano, para a Taça de Portugal, Daniel Ramos, mostrou “respeito” pela equipa do Campeonato de Portugal que já eliminou Académico de Viseu e Estoril
Corpo do artigo
Análise dos primeiros dias de trabalho no clube: "Correu muito bem. Até pela forma como todos se empenharam e como os vários departamentos também contribuíram para que toda a semana o trabalho corresse da melhor forma possível. E ao nível dos treinos, nomeadamente com os jogadores, notou-se um grande empenho da parte deles, uma grande preocupação em ouvir as ideias que eu tenho para o clube e de jogo. Essa recetividade agradou-me bastante. Para além de ter sido muito bem recebido em termos gerais e haver um bom positivismo, da parte dos jogadores também houve essa recetividade de quererem corresponder ao que estava a ser pedido."
O Aves SAD é favorito diante de um adversário do Campeonato de Portugal? "Jogos fáceis nunca são. Nós temos o favoritismo, mas temos que o assumir. Somos favoritos, mas também era o Académico e era o Estoril. E isso não se concretizou na prática. Portanto, serve para nós de alerta, já tenho experiência suficiente, no passado, porque já estive do outro lado e consegui eliminar equipas de primeira, sei o que isso é. Para além do alerta, é o sentido de responsabilidade de que temos de ser nós próprios. Se nós andarmos a um registo inferior ao que nós valemos, as diferenças passam a ser quase nulas e a taça pode acontecer. Isto acontece com frequência, em muito lado, em muito campo, e a Taça de Portugal é mesmo assim. Portanto, estamos alertados para isso, alertamos os jogadores, sabemos que nos compete a maior responsabilidade no jogo, mas também percebemos que não há jogos fáceis e que do outro lado existe valor. Trabalha-se bem nas várias divisões em Portugal, e fruto também desse trabalhar bem, é preciso logo perceber que não é por acaso que o Lusitano de Évora é a melhor defesa do seu campeonato e é a melhor defesa de todos as provas em Portugal, com três golos sofridos. Só sofreu dois para o campeonato, um para a Taça de Portugal e jogou com a equipa da II Liga e com uma equipa da I Liga. Isto significa que vamos ter uma tarefa difícil teremos que saber responder a isto. Por si mesmo, é um bom desafio para nós, do ponto de vista ofensivo, conseguir marcar golos, e, acima de tudo, claro, o mais importante de tudo, é conseguirmos passar a eliminatória."
Das observações que fizeram, o que é que sabe do Lusitano? "Sabemos bastante. Preocupamo-nos com o Lusitano, como se fosse uma equipa da I Liga. A análise ao Lusitano de Évora foi exatamente idêntica à que irei fazer contra qualquer equipa da 1ª Liga. Portanto, merece-nos todo o respeito. Estamos bem documentados, procuramos a máxima informação possível, com muito respeito pelo adversário, mas também com uma certeza muito grande de que somos capazes de fazer um bom jogo e capazes de demonstrar a nossa valia. Não estou à espera, sinceramente, que se faça tudo de uma vez só, mas muito daquilo que nós trabalhamos ser colocado já em prática."