O "jogador de rua" cresceu: "É um Galeno muito diferente daquele que saiu do FC Porto"
Por aquilo que conhece do brasileiro, o ex-adjunto bracarense Micael Sequeira acredita que o avançado não sentirá o peso da responsabilidade de substituir Luis Díaz. Aliás, entende até que será um excelente reforço.
Corpo do artigo
Galeno cresceu desde que deixou o FC Porto, em janeiro de 2018, tinha então 20 anos, e, depois de passar por Portimonense, Rio Ave e Braga, está de regresso. Taticamente mais maduro, mas com a mesma qualidade que levou a SAD portista a contratá-lo ao Grémio Anápolis, em 2016.
Extremo evoluiu taticamente, aprimorou a finalização e mantém a velocidade. A garantia é de Micael Sequeira, que com
A garantia é dada a O JOGO por Micael Sequeira, adjunto de Rúben Amorim em 2019/20, que trabalhou com o brasileiro na época em que este chegou à Pedreira.
"Este é um Galeno muito diferente daquele que saiu do FC Porto. Quando saiu era um jogador de rua, sem disciplina tática e sem grande entendimento do jogo. Cresceu imenso em termos táticos e ganhou a característica defensiva que não tinha. Depois mostra todo o potencial e aquela força ofensiva que tem, nomeadamente no um contra um, aspeto em que é fortíssimo", analisa o treinador, que na última época trabalhou no Lokomotiv Tashkent, equipa do Usbequistão.
De resto, Sequeira considera que a primeira época nos arsenalistas foi fundamental para o crescimento do extremo. "O Galeno já tinha um potencial inato, mas evoluiu muito com o Rúben Amorim, que já tinha colocado a equipa a jogar numa linha de cinco e ele no corredor esquerdo. Com mais maturidade e mais experiência, acrescentou a vertente do golo e está a fazer uma grande época", elogia.
No Dragão, Galeno vai encontrar conceitos de jogo diferentes. Mesmo assim, Micael Sequeira acredita que a mudança pode potenciar as qualidades do brasileiro.
"Este sistema do FC Porto até pode beneficiá-lo, porque defensivamente não tem um trabalho tão rigoroso. Corre menos distâncias e está mais fresco para os lances de um contra um e para imprimir velocidade na condução de bola. Naturalmente vai levar tempo a adaptar-se às ideias do Sérgio Conceição, mas, como é um jogador inteligente, acredito que vai assimilar rapidamente e será uma excelente opção para o FC Porto", antecipa.
Embora esteja convencido de que Galeno terá sucesso no Dragão, o adjunto e ex-coordenador técnico do Braga alerta para um pormenor importante. "Tem de melhorar no aspeto mental", aponta.
"Aquilo que sentia é que, se ele for forte mentalmente, consegue chegar longe. Se ele sente que não há confiança por parte do treinador ou deixa de ser opção por esta ou aquela razão, acaba por ser um jogador que mentalmente não é estável", explica, antes de repetir a previsão.
"Se ele se focar apenas no trabalho e no dia a dia, não tenho dúvida de que será uma boa opção para substituir Luis Díaz", vaticina Sequeira, seguro de que Galeno não acusará a pressão. "Não acredito que sinta o peso de substituir o Luis Díaz, porque o Galeno é um jogador sem esse tipo de complexos. Se ele tiver a confiança do Sérgio Conceição, vai ser o mesmo Galeno que estava no Braga", conclui.