Tapsoba considera que a equipa minhota não se ressentiu da sua transferência em janeiro para o Leverkusen e defende que nenhuma outra está ao mesmo nível em Portugal.
Corpo do artigo
Transferência recorde do Vitória em janeiro (rendeu 18 milhões de euros), Tapsoba tornou-se em pouco tempo uma certeza no Bayer Leverkusen.
Há um ano, o internacional burquinês andava pelos bês dos minhotos e, num exclusivo a O JOGO, explicou que a adaptação à equipa germânica foi facilitada pelos bons "hábitos" que adquiriu ainda em Portugal, na primeira metade de uma época de sonho.
12221275
"Tal como o Vitória, o Bayer aposta muito na pressão alta", explicou, certo de que a ex-equipa continuará a crescer no campeonato, rumo a um "apuramento" para a Liga Europa. "Ivo Vieira está a fazer um excelente trabalho. É a equipa que pratica melhor futebol em Portugal. O Benfica também joga muito bem, mas o futebol do Vitória é superior. Sai sempre a jogar a partir da defesa", assinalou.
Estando tão bem assimilada essa fórmula, Tapsoba entende que o Vitória "nem se ressentiu" da sua saída no mercado de inverno. "O meu lugar está bem entregue ao Venâncio. Todos os jogadores têm muita qualidade", avaliou. No caso de Tapsoba, essa qualidade teve de ser comprovada ainda na pré-época e, segundo o próprio, foi determinante uma conversa que teve com Ivo Vieira na primeira semana de trabalho. "Disse-me para jogar simples, para não complicar", recordou.
"[Ivo Vieira] Disse-me para jogar simples, para não complicar. A equipa ganhou rodagem na Liga Europa e vai fazer um grande jogo [contra o Sporting]"
De volta ao presente, Tapsoba estima que o Vitória deixará de ser surpreendido em jogos grandes e irá prová-lo já contra o Sporting. "Ganharam rodagem na Liga Europa e vão fazer um grande jogo", estimou. Tal como na Bundesliga, a ponta final da liga portuguesa será disputada à porta fechada e Tapsoba já teve uma primeira experiência, frente ao Werder Bremen, goleado por 1-4. "Por faltarem os adeptos, parecia um jogo-treino", referiu.