Boris Johnson avança com medidas para a cidade devido à covid-19, fechando cafés e restringindo ajuntamentos superiores a seis pessoas.
Corpo do artigo
Poucas horas após a chegada do FC Porto, que está em Manchester desde ontem para preparar o jogo desta quinta-feira com o City, Boris Johnson aumentou as restrições devido à covid-19.
O primeiro-ministro britânico anunciou que a cidade entra a partir de sexta-feira no nível III. Esse obriga ao encerramento de pubs e cafés e impede pessoas de diferentes agregados familiares de se juntarem em espaços fechados ou no exterior. Os ajuntamentos ficam limitados a um máximo de seis pessoas e as viagens são totalmente desaconselhadas.
"Dada a situação de saúde pública, tenho de decretar o nível de alerta mais alto para a Grande Manchester. Não agir agora seria colocar a vida de muitos habitantes de Manchester em risco", justificou o primeiro-ministro britânico após longa negociação.
Andy Burnham, mayor local, pediu 71 milhões de euros de apoio para impedir o aumento "dos níveis de pobreza, dificuldades e os números de sem-abrigo" face às medidas restritivas. Boris Johnson terá distribuído 24.
Nas últimas 24 horas, o Reino Unido registou 21.330 novos casos de covid-19 e mais 241 mortos, aumentando para 43.967, que já é o número de óbitos mais alto na Europa.
12940196