Internacional A pelo Azerbaijão, o avançado Dadashov jogou pelas seleções jovens da Alemanha, país onde nasceu, e marcou dois golos a Diogo Costa no Torneio Internacional do Algarve.
Corpo do artigo
Internacional A pelo Azerbaijão, Dadashov guarda grandes recordações de Diogo Costa, ainda dos tempos em que representava a seleção de sub-17 da Alemanha. Sim, da Alemanha. Foi lá onde nasceu, e foi naquele país que fez toda a formação, primeiro no Eintracht Frankfurt, depois no Leipzig.
Este sábado, o Estádio João Cardoso será palco do reencontro entre o avançado do Tondela e o guarda-redes do FC Porto. O primeiro duelo em que se cruzaram teve lugar a 9 de fevereiro de 2016, num jogo das seleções de sub-17 de Portugal e da Alemanha, no Torneio Internacional do Algarve - precisamente no recinto onde Diogo Costa fez, recentemente, a estreia pela seleção A de Portugal. Naquela altura, Dadashov levou a melhor, marcou dois golos ao português numa goleada de 5-0. Dadashov tinha nessa equipa Havertz, o menino prodígio da Alemanha. A seleção germânica venceu o torneio e o agora goleador do Tondela sagrou-se o melhor marcador da prova, com quatro golos.
Apesar de ter acumulado um registo positivo ao serviço das seleções jovens da Alemanha, Dadashov optou, mais tarde, por representar o Azerbaijão - segundo a Imprensa alemã, terá recebido como prémio um milhão de euros e uma moradia. Estreou-se pela seleção A a 9 de setembro de 2017, contra São Marino. Dois meses depois, jogou ainda pelos sub-21 azeris com os ex-companheiros da Alemanha; perdeu por 5-0.
A mudança para Portugal deu-se em 2018. Na primeira época de sénior, no Estoril, ajudou o clube a realizar uma grande temporada, que acabou no terceiro lugar do segundo escalão. Foi ao serviço do emblema da Amoreira que reencontrou Diogo Costa. Foi a 19 de janeiro de 2019, no Estádio Municipal Jorge Sampaio, em Pedroso (Vila Nova de Gaia), dessa vez não marcou ao jovem guarda-redes, então a defender a baliza do FC Porto B. Também é verdade que só entrou aos 73 minutos, a substituir Matheus Nunes - esse mesmo, o agora jogador do Sporting e internacional A português.