O elevador pronto a subir: saiba quem está à porta da equipa principal do Braga
Carvalhal já lançou uma dúzia da formação e o número pode crescer. Beirão, Cunha, Eirô, Asué, Lacximicant e Kodisang à porta.
Corpo do artigo
A elaboração das convocatórias do Braga é cada vez mais acompanhada com interesse pelos escalões de formação.
O ritmo com que Carlos Carvalhal está a lançar miúdos das equipas inferiores nos palcos principais abre espaço para novas oportunidades até ao fim da temporada, se bem que mais estreias dependam, em boa parte, das necessidades provocadas pelas ausências de jogadores, seja devido a lesões, castigos ou covid.
Em ano e meio de trabalho, o treinador arsenalista lançou 12 atletas da formação na primeira equipa e, tendo por base o rendimento e o potencial mostrados esta época, O JOGO aponta os jogadores que estão à porta do elevador, prontos para a chamada.
O plantel dos sub-23, orientado por Custódio Castro, é o mais rico em diamantes. Rodrigo Beirão (central, 19 anos), Nuno Cunha (médio, 21 anos), António Eirô (médio, 21 anos), Luís Asué (avançado, 20 anos, que neste momento está a disputar a CAN com a Guiné Equatorial) e Lacximicant (avançado, 20 anos) são alguns dos que mais têm sobressaído na Liga Revelação desta época. Muitos deles já foram chamados por Carvalhal aos treinos, que se inteirou das qualidades e caraterísticas de cada um. Deste lote, destaque para Nuno Cunha, capitão dos sub-23 e autor de cinco golos, acumulando dez épocas nas equipas inferiores, embora nem todas seguidas. A capacidade de finalização de Lacximicant (seis golos) e de Luís Asué (cinco) também desperta a atenção de Carlos Carvalhal.
Na equipa B, o extremo Kodisang (22 anos) é, possivelmente, o que está mais perto da estreia. O sul-africano já foi chamado várias vezes aos treinos e recentemente esteve no banco no jogo com o Arouca, no qual o treinador estreou três jovens (Miguel Falé, Dinis Pinto e Schürrle).