O dia do FC Porto: novo equipamento, interesse em Alberto, o clássico com o Benfica e autorização para Oskar

Resumo noticioso desta segunda-feira, 12 de janeiro
O FC Porto lançou esta segunda-feira um novo equipamento, uma edição especial comemorativa dos 15 anos da conquista da Liga Europa, em Dublin. É o quarto equipamento produzido esta temporada. Nas fotografias da campanha de lançamento é possível ver a edição do jornal O JOGO de 19 de maio de 2011, dia seguinte à conquista do troféu. Este novo traje será usado pelos dragões esta temporada
O clássico entre FC Porto e Benfica, dos quartos de final da Taça de Portugal, será marcado por intensidade elevada e margem de erro mínima, considerou Aloísio, antigo defesa dos dragões. "São os dois maiores clubes de Portugal, rivais tradicionais, com camisolas pesadas e uma história muito grande. Isso faz com que seja sempre um jogo especial, diferente de qualquer outro", sublinhou o ex-internacional brasileiro à agência Lusa, enquadradando o duelo como um dos momentos maiores do futebol português. Quanto ao desfecho do encontro, Aloísio admitiu que o momento favorece os dragões: "O FC Porto tem uma equipa dinâmica, está bem física e tecnicamente, atravessa um bom momento e joga em casa. Por isso, e apesar de ser o Benfica, acho que o FC Porto parte como favorito".
O FC Porto realizou mais uma sessão de preparação para o clássico de quarta-feira (20h45) com o Benfica. O treino liderado por Francesco Farioli no CTFD Jorge Costa não teve alterações no que toca ao boletim clínico, com Nehuén Pérez (tratamento e trabalho de ginásio), Francisco Moura (tratamento e trabalho de ginásio) e Luuk de Jong (tratamento) a continuarem de fora por lesão.
Para o antigo jogador portista Chaínho, o FC Porto entra com ligeira vantagem no clássico com o Benfica, nos quartos de final da Taça de Portugal. Em declarações à agência Lusa, o ex-médio considerou que um FC Porto-Benfica está sempre para lá de um jogo normal, mesmo quando integrado numa eliminatória.
Diogo Costa foi eleito Guarda-Redes do Mês da I Liga no mês de dezembro, período em que participou em quatro jogos (quatro vitórias) e sofreu apenas um golo. Os treinadores dos clubes da primeira divisão votaram e o internacional português, de 26 anos, recolheu 39,81% dos votos. Hornicek, do Braga, com 13,59%, e Andrew, do Gil Vicente, que recolheu 10,68% das preferências, completam o pódio.
Depois do L'Équipe avançar com o interesse do PSG em Alberto Costa e Anísio Cabral, desta feita é Nicolò Schira, jornalista e especialista no mercado de transferências, a afirmar que o emblema parisiense está a monitorizar a situação do lateral-direito do FC Porto para a janela de verão.
Jan Bednarek, central do FC Porto, foi eleito o melhor defesa do mês da I Liga pela terceira vez esta época, vencendo a distinção da Liga Portugal referente a dezembro e repetindo os prémios de setembro/outubro e novembro. O internacional polaco registou 25,89% dos votos dos treinadores principais do campeonato, superando a concorrência do colega de equipa e compatriota Jakub Kiwior (16,96%) e de Ousmane Diomande, do Sporting (7,14%).
Oskar Pietuszewski já pode ser opção no FC Porto para o clássico com o Benfica, na Taça de Portugal (quarta-feira, 20h45), assim Francesco Farioli o entenda. O reforço polaco, que assinou contrato há uma semana, aguardava pela autorização da FIFA para poder treinar e jogar, tendo recebido luz verde esta tarde.

