Benfica - Sporting tem início marcado para as 18 horas.
Corpo do artigo
Ombro a ombro, com a meta à vista, como nunca aconteceu. É este o guião de um filme que hoje poderá (ou não) levar um protagonista, com um troféu nas mãos, seguir pelas maiores avenidas da capital até à sala de espetáculos em que, volta e meia, se transforma a rotunda do Marquês de Pombal. O Benfica pode sagrar-se já hoje campeão, mas o Sporting… também e até tem alguma vantagem do seu lado. As contas são simples de fazer e quase todos os adeptos já as decoraram.
Um triunfo do Sporting, por qualquer margem, lança a festa dos seus adeptos, que poderão assim celebrar o bicampeonato, feito sem repetição nos últimos… 71 anos. Poderão também somar o terceiro título de campeão em cinco anos, uma espécie de hegemonia, pensarão os leões, que só foi alcançada por duas vezes na longa história dos verdes e brancos, com as vitórias entre 1946 e 49 e de 1950 a 54.
A jogar em casa, com os mesmos 78 pontos, mas desvantagem no confronto direto pela derrota (1-0) em Alvalade na primeira volta e também com um diferencial de golos inferior ao eterno rival, o Benfica está obrigado a vencer porque o empate o deixa à mercê de uma última ronda em que o Sporting recebe o Vitória de Guimarães e as águias viajam até Braga, tendo de fazer melhor resultado que os leões. Um triunfo por um golo de diferença deixa o título à distância de, pelo menos, um empate na última ronda, mas a derrota nesse jogo pode enviar o título para Alvalade, se os verdes e brancos vencerem os vimaranenses. Porém, vencendo por dois golos de diferença, solta de imediato a festa benfiquista, porque permite à equipa de Bruno Lage superioridade no confronto direto.
O Sporting a candidata-se ao 21.º cetro nacional e à referida hegemonia num intervalo de cinco anos, enquanto o Benfica atira-se ao 39.º, que lhe permite distanciar-se na liderança da classificação do recordista europeu de campeonato conquistados nas dez maiores ligas da Europa. Para trás estão os 36 do Real Madrid, Juventus e Ajax (pode ganhar esta época o 37), os 34 do Bayern e os 30 do FC Porto.