Hugo Vieira, que enquanto jogador representou, por exemplo, Braga, Sampdória e Sporting, é atualmente diretor executivo da formação do clube minhoto. Falou esta quinta-feira aos jornalistas através de videoconferência.
Corpo do artigo
Jogou em Itália e está preocupado com a pandemia: "Mantenho contacto com algumas pessoas em Itália, preocupa-me muito aquela situação. Hoje está acontecer em Itália e amanhã poderá ser cá. Pelo que me vão transmitindo, estão a viver um cenário de guerra. Tenho um amigo de Bergamo, que é uma das cidades mais fustigadas pela pandemia, e ele só deseja que nós não passemos pelo mesmo. É realmente muito mau".
A decisão da FPF de terminar os campeonatos da formação: "Temos que ser realistas: vivemos um momento complicado e por isso há que acatar a decisão da FPF. Estamos a falar de miúdos, que andam em escolas, muitos andam de transportes públicos. Dado este panorama, acredito que foi a decisão mais sensata. Mas não temos deixado de acompanhar os atletas. Havendo a possibilidade de voltar a treinar, sem colocar em causa a saúda de quem quer que seja, estamos preparados para podermos reatar os treinos".
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Posicionamento do Braga na formação: "Com toda a honestidade, porque conheço a realidade nacional e tendo em conta o que temos à disposição, os recursos humanos e as instalações, o Braga é o segundo clube em Portugal em termos de formação. Basta ver pelas chamadas dos nossos jogadores à seleção. Há mais jogadores que fazem parte do clube que acredito que vão dar cartas. Temos uma base maior e mais forte, porque investimos em scouting, e acreditamos nos nossos jogadores. Claro que erramos, obviamente, mas a estratégia é ter uma grande base com qualidade".
O que disse a Trincão, já acertado com o Barcelona: "É claramente um orgulho para mim, e para todos os braguistas, vermos os Trincões desta vida singrarem. Estas são as grandes vitórias do clube na formação. É por isso que lutamos. Dei-lhe parabéns e reforcei o que costumamos dizer: o trabalho compensa e ele é claramente um exemplo dentro de portas, para todos os nossos atletas pelo em empenho e dedicação. O resultado está à vista. Os nossos ensinamentos vão no sentido de preparar os jovens atletas para este tipo de desafios. Não tenho dúvidas de que ele está preparado para outros voos".